Avaliação de Desempenho por Competências na Administração Pública
Metodologia, instrumentos e técnicas
Objetivos do Curso
Ao longo deste treinamento, os participantes obterão o conhecimento de como:
- definir os requisitos de competências e realizar o Mapeamento de Competências;
- definir os Indicadores de Desempenho (de competências e de resultados)
- realizar o processo de Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
- estruturar do Banco de Talentos (BDT);
- elaborar de Planos de Desenvolvimento Profissional por Competências (PDC).
INTRODUÇÃO:
- Tendências em Gestão de Pessoas;
- Panorama do serviço público e os decretos nos. 5.707/2006 e 7.133/2010;
- O que é Gestão por Competências e Avaliação de Desempenho;
- O processo de Avaliação de Desempenho por Competências suas finalidades e resultados.
GESTÃO DE PESSOAS E A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL:
- O processo estratégico;
- Desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos e metas;
- Uma Política de Gestão de Pessoas.
PLANEJAMENTO E CONTROLE EM GESTÃO DE PESSOAS:
- Planejamento X controle;
- Gestão de processos de trabalho e gestão de pessoas;
- Indicadores como instrumentos de mensuração em gestão de pessoas;
- O estabelecimento de metas, visando processos de avaliação de desempenho.
SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS (SGC)
- O Processo de Gestão por Competências;
- O que é competência e sua tipologia;
- Os subsistemas da gestão por competências.
MATRIZ DE COMPETÊNCIAS:
- O que é a Matriz de Competências;
- Estabelecimento das competências requeridas;
- Evidenciamento de competências.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS (ADC):
- Os diversos métodos de Avaliação de Desempenho;
- O que é a Avaliação de Desempenho e como utilizar o conceito de Competências no processo;
- Objetivos e premissas para a ADC;
- Quem deve ser Avaliado; quem deve ser Avaliador;
- Como definir os Indicadores de Desempenho;
- Escalonamento do desempenho;
- Como montar um modelo de avaliação de desempenho com base em competências;
- As quatro etapas do processo ADC:
- o acordo de desempenho;
- a reunião de avaliação;
- o monitoramento do desempenho;
- a possibilidade de discordância – os comitês de calibragem.
- Fatores críticos para o sucesso da ADC:
- a preparação do Avaliador;
- a preparação do Avaliado e o processo de auto avaliação;
- boas práticas para a condução do processo ADC – antes, durante e depois.
- Como modelar e implementar um processo de ADC;
- Lições aprendidas na prática do serviço público.
BANCO DE TALENTOS (BDT):
- O que é o Banco de Talentos;
- O Banco de Talentos como repositório dos resultados da ADC;
- Escalonamento do Perfil de Desempenho Profissional (competências e resultados);
- Matriz de Desenvolvimento Profissional.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS (PDC)
- O que é o PDC;
- Treinamento X desenvolvimento;
- Verificação de eficácia do treinamento (avaliações);
- Trilhas de Aprendizagem;
- Etapas para a implementação;
- Lições aprendidas na prática do serviço público.
Profissionais de gestão de pessoas e gestores da administração pública de todas as esferas.
A metodologia utilizada é de exposição interativa, debates e estudos de casos do serviço público, de forma a criar situações onde os participantes poderão absorver o aprendizado e conectarem o conteúdo à sua realidade prática.
São aplicados exercícios e trabalhos práticos, em discussões plenárias e em grupo, que ajudarão os participantes a compreender e aplicar na prática os conceitos aprendidos.
É enfatizado o aspecto prático dos temas trabalhados.
André Freitas
Consultor em Gestão Empresarial com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão por Processos de Trabalho e projetos de Reestruturação Organizacional.
Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE/SP). Engenheiro graduado pela UNITAU/SP.
Professor da Fundação Getulio Vargas – FGV Management/Rio no MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação e no MBA Gestão de Novos Negócios (em ambos faz orientação ao TCC), bem como no MBA de Gestão de Processos (Fundamentos em Gestão de Processos). Professor da FGV Direito/Rio (Gestão por Competências) e do IBMEC/Rio no CBA em Gestão por Processos de Trabalho (Gestão Estratégica de Pessoas). Professor nos MBA da Universidade Federal Fluminense – UFF (Gestão de Projetos e Gestão de Competências). Professor da ESPM/Rio (Planejamento Estratégico de Marketing, Ambiente Empresarial e Workshop de Criatividade). Professor de outras instituições de ensino, em diversas disciplinas tais como, Formação de Consultores Empresariais, Ferramentas de Projeto, Estratégias e Técnicas de Negociação.
Atuou como Consultor na FGV Projetos, onde participou da coordenação de diversos projetos de reestruturação organizacional.
Sua trajetória profissional inclui a passagem pela Coopers & Lybrand Consultores Ltda. (atualmente PWC), onde desenvolveu e implementou a Consultoria em Gestão Empresarial no escritório do Rio de Janeiro.
É coautor do livro A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão, editado pela FGV/RJ.
Recife, PE – Internacional Palace Hotel
www.lucsimhoteis.com.br
Tel: (81) 4009-2500
Endereço:
Avenida Boa Viagem, 3722, Boa Viagem – Recife, PE
DIÁRIAS:
Single: R$ 204,00
Duplo: R$ 224,00
Triplo: R$ 291,00
Acréscimo de 5% de ISS.
OBSERVAÇÕES:
- As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
- A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada. Dessa forma, procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
- Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.
INVESTIMENTO:
Para inscrições até 12/09/2019: R$ 2.590,00
Para inscrições após esta data: R$ 2.790,00
Está incluso no valor da inscrição:
Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.
VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS:
Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.
Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 25 de setembro de 2019
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
- Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.
FORMA DE PAGAMENTO:
Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:
Bradesco Banco do Brasil Caixa Econômica Federal
Ag. 3113-5 Ag. 0021-3 Ag. 1564
Cc. 13120-2 Cc. 104154-1 Cc. 908-8 (Operação 003)
DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:
Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0
O envio do empenho deverá ser feito até o dia 25 de setembro de 2019 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.
Carga horária: 21 horas
1º dia:
08:00 h – CREDENCIAMENTO (Apenas no primeiro dia)
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula
2º dia:
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula
3º dia:
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados
