Como Resumir, Indexar e Classificar Documentos Arquivísticos - Esafi Escola

Como Resumir, Indexar e Classificar Documentos Arquivísticos

Ferramentas para auxiliar a pesquisa, a disseminação e a gestão de conteúdos das informações arquivísticas institucionais

25, 26 e 27 de Novembro de 2019 - Salvador/BA - 21 horas

Objetivos do Curso

 

Este curso visa desenvolver habilidades de leitura técnica e análise de assuntos com o objetivo de elaborar resumos indicativos, indexar documentos arquivísticos para potencializar o gerenciamento de conteúdo e otimizar pesquisa em sistemas informatizados e na WEB, quanto à criação e a localização de documentos. Também, como classificar documentos e processos mediante o uso de instrumentos classificatórios propostos pelo CONARQ, SAESP e outras instituições.

  • Conceitos relacionados às atividades de elaboração de resumo, indexação e classificação para introduzir o participante ao domínio dessas ferramentas de tratamento da informação;
  • A importância da gestão de conteúdo das redes mundiais.
  • A tipologia textual: tipos, estrutura informacional e funções – a influência no processo de comunicação institucional;
  • Classificação dos documentos quanto ao gênero e natureza do assunto;
  • As espécies e tipologias documentais da formação dos conjuntos arquivísticos.
  • Leitura técnica: método para compreender conteúdos arquivísticos e potencializar a representação desses conteúdos;
  • O texto e o contexto dos documentos públicos: a intertextualidade e as relações entre os documentos e o contexto em que se inserem.
  • Quais os tipos de resumo?
  • Definições apresentadas pela NBR 6028;
  • Para que servem os resumos indicativos;
  • Tipos e funções;
  • Regras gerais de apresentação;
  • A redação do resumo: exemplos de resumos indicativos.
  • Por que a indexação é fundamental para a gestão de conteúdo?
  • Definições dos atributos do processo de indexação;
  • Vocabulários controlados: noções da ISO 25.964-1 – information and documentation – Thesauri and teroperability with other vocabularies – Part 1: Thesauri for information retrieval;
  • Estágios da indexação;
  • Análise dos documentos de arquivo;
  • Identificação dos conceitos;
  • Seleção de termos;
  • Controle de qualidade.
  • Por que precisamos da classificação?
  • Definições dos atributos do processo de classificação;
  • Dos planos de classificação: os modelos de referência disponível no mercado;
  • Metodologia de estruturação de planos: como facilitar a navegabilidade dos instrumentos classificatórios;
  • O arranjo dos arquivos intermediários (arquivos centrais ou gerais) após a aplicação do plano de classificação o atendimento ao cliente nas demandas de desarquivamento;
  • A classificação arquivística e a aplicação da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.
  • Os trabalhos das oficinas ocorrerão, de forma alternada, entre a teoria e a prática. Com isso, haverá maior interatividade entre os participantes e o facilitador para aplicação dos conhecimentos de elaboração de resumos indicativos, indexação e classificação. Os gêneros documentais objetos das oficinas serão filmes, músicas, artigos, documentos arquivísticos impressos, corrigidos durante o curso como forma de sedimentação do aprendizado.

  • Profissionais que trabalham com a descrição e a classificação de documentos e processos digitais e analógicos; bem como aqueles que atuam nos serviços de digitalização e criação de documentos digitais;
  • Serviços de protocolo;
  • Expedição e arquivos;
  • Secretárias(os);
  • Assistentes e assessores que gerenciam conteúdos institucionais, tanto em âmbito local, como na intranet e internet institucional;
  • Membros das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos – CPAD,
  • Estudantes e pesquisadores que necessitem aprimorar as técnicas de criação e gestão de conteúdo no âmbito da Administração Pública.

Luiz Fernando Duarte de Almeida

Arquivista do Serviço Público Federal há mais de 30 anos. Bibliotecário, documentalista consultor, instrutor e palestrante há 32 anos, com atuação em empresas e instituições de todos os estados brasileiros. Atuou como arquivista do INSS por 25 anos; Analista Judiciário, com especialidade em Arquivologia no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Coordenador de Gestão Documental e Memória do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Membro da Câmara Setorial sobre Arquivos do Judiciário, do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e também membro do CNJ/Proname. Secretário do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho.

Pós-graduado em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduado em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Arquivologia e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação, ambos pela Unirio.

Autor dos livros Ensaios de Sistema de Informação em Arquivologia e Documentação, publicado pelo Grupo TED e Administração de Arquivo e DocumentaçãoSérie Manuais CNI, publicado pela Confederação Nacional da Indústria.

Salvador (BA): Fiesta Bahia Hotel  

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Tel: (71) 3352-0000

Endereço:
Avenida Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara, Salvador|BA

Diárias:
R$ 270,00  + 5%  (apt. Single)
R$ 270,00  + 5% (apt. Duplo)
R$ 305,00  + 5% (apt. Triplo)


OBSERVAÇÕES: Resultado de imagem para icon observação

  • As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
  • A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada;
  • Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
  • Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.

INVESTIMENTO:

Para inscrições até 05/11/2019:  R$ 2.590,00

Para inscrições após esta data:   R$ 2.790,00

Está incluso no valor da inscrição:

Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.


VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS

Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.

Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 18 de novembro de 2019


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
  • Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.

FORMA DE PAGAMENTO:

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Bradesco                 Banco do Brasil                Caixa Econômica Federal

Ag. 3113-5                 Ag. 0021-3                         Ag. 1564

Cc. 13120-2               Cc. 104154-1                     Cc. 908-8 (Operação 003)


DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:

Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0

O envio do empenho deverá ser feito até o dia 18 de novembro de 2019 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio  até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.

Carga horária: 21 horas Resultado de imagem para icon carga horaria


1º dia:

08:00 h – CREDENCIAMENTO (Apenas no primeiro dia)
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


2º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


3º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados