ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS, DE ACORDO COM A NOVA IN 05/2017 MPOG - Esafi

ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS, DE ACORDO COM A NOVA IN 05/2017 MPOG

Atualizado pela nova Instrução Normativa 05/2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, incluindo análise da Exequibilidade da Proposta na Licitação, Repactuação e Reajustamento de Preços.

06, 07, 08 e 09 de Março de 2018 - Fortaleza/CE - 28 horas

Objetivos do Curso

 

Esse curso de elaboração da planilha de custos e formação de preços foca a teoria e a prática necessárias para o preenchimento da Planilha, cujo resultado final permitirá ao cursista não só a elaboração consciente da planilha, como também, montar e levar para o seu órgão a sua própria Planilha de Custos e, ainda, na mesma planilha, identificar os parâmetros mínimos necessários à exequibilidade da proposta, os itens que podem e não podem ser repactuados e reajustados no contrato com dedicação exclusiva de mão de obra.

  • Dados iniciais – anexo III da IN 02/08
  • Identificação do serviço
  • Anexo III-A – Mão de obra vinculada à execução contratual
  • Composição da remuneração
  • Benefícios mensais e diários
  • Insumos diversos
  • Encargos sociais e trabalhistas
  • Contratos de prestação de serviços
  • Principais tópicos relativos ao reajustamento de preços
  • Contagem de prazo para aplicação do 1º reajustamento de preços
  • Contrato com convenções coletivas diferentes
  • Fixação de prazo para fins de retroatividade de pagamento
  • Procedimentos – o que pode e não pode ser alterado?
  • Princípios da celeridade, da eficiência, da proposta mais vantajosa
  • Súmula tcu nº 262 e a inexequibilidade
  • Parâmetros para a análise de exequibilidade de proposta
  • Súmulas do TCU em matéria de licitações e contratos
  • Orientações normativas da advocacia geral da união

Pregoeiros e suas Equipes, Comissões de Licitação, Empresas que contratam com a Administração Pública, Gestores e Fiscais de Contratos, Ordenadores de Despesas, Auditores, Consultores, Advogados, servidores da Área Financeira, de Compras, de Contratos, todos aqueles que tenham interesse no assunto.

Estudo pormenorizado da Planilha de Custos e Formação de Preços (totalmente adaptada à IN 05/17) abordando as seguintes etapas: (1) Análise “linha-a-linha” da planilha de custos: conceituação, memória de cálculo e normas legais vinculadas; no que couber, orientação sobre o gerenciamento de custos, produtividade e obrigações trabalhistas que devem ser fiscalizadas. (2) Simulação do Gerenciamento de Riscos através do controle “Pagamento pelo Fato Gerador” (em fase de regulamentação), inovação da IN 05/17. (3) Para pregoeiros e CPL: demonstração de critérios OBJETIVOS de exequibilidade da proposta que devem ser aplicados antes da adjudicação da licitação; (4) Estudo da repactuação e do reajuste, sob o enfoque da IN 05/17, identificando o que pode e o que não pode ser alterado na planilha; (5) Apresentação de estratégias proativas relacionadas à extinção/rescisão do contrato associadas à Conta Vinculada.

Walter Salomão Gouvêa

Tecnólogo em Gestão Pública e Administrador de Empresas (em conclusão), consultor em gestão de logística no setor público e especializado em compras governamentais.

Em seus quase 30 anos como servidor do Ministério das Comunicações, onde consolidou sua bagagem prática, prestou serviços como coordenador de serviços gerais e recursos logísticos, chefe de divisão de patrimônio, chefe de divisão de atos e contratos, chefe de divisão de almoxarifado e de outras áreas afins, tendo atuado, ainda, como presidente de comissões de licitação e pregoeiro, bem como intensivamente em atividades fins daquele órgão.

Com mais 6.000 capacitações ao longo de 13 anos de experiência, atua como instrutor/facilitador em escolas de governo como a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, o Instituto Serzedello Corrêa – TCU, Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba IMAP, Instituto Euvaldo Lodi – IEL do Sistema FIERO e em várias consultorias privadas em diversos Estados.

Fortaleza, CE – Hotel Beira Mar Resultado de imagem para hotel beira mar logo

www.hotelbeiramar.com.br
Tel: (85) 4009-2010

Endereço:
Avenida Beira Mar, 3130, Praia de Meireles – Fortaleza


DIÁRIAS: Resultado de imagem para icon valor

Single: R$ 210,00

Duplo: R$ 240,00

Triplo: R$ 280,00


OBSERVAÇÕES:

  • As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
  • A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada.
  • Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
  • Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.

INVESTIMENTO: Resultado de imagem para icon dinheiro

Para inscrições até 16 de fevereiro de 2018:     R$ 3.190,00

Para inscrições após 16 de fevereiro de 2018:  R$ 3.390,00

Está incluso no valor da inscrição:

Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.


VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS: Resultado de imagem para icon grupos

Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.

Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 23 de fevereiro de 2018


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Resultado de imagem para icon observação

  • Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
  • Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.

FORMA DE PAGAMENTO:  Resultado de imagem para icon banco

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Bradesco                   Banco do Brasil                     Caixa Econômica Federal

Ag. 3113-5                  Ag. 0021-3                              Ag. 1564

Cc. 13120-2                Cc. 104154-1                          Cc. 908-8 (Operação 003)


DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO: Resultado de imagem para icon documento

Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0

O envio do empenho deverá ser feito até o dia 23 de fevereiro de 2018 pelo fax (27) 3224-4461 ou pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio  até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.

Carga horária: 28 horas Resultado de imagem para icon carga horaria


1º dia:

08:00 h – Credenciamento
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


2º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


3º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


4º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados