eSocial, EFD REINF e DCTFWeb - Desafios de Implantação de acordo com o NOVO Leiaute Publicado em 16/07/18 (Prática no computador) - Esafi Escola

eSocial, EFD REINF e DCTFWeb – Desafios de Implantação de acordo com o NOVO Leiaute Publicado em 16/07/18 (Prática no computador)

De acordo com o NOVO Leiaute publicado em 16/07/18 – Com Prática no Computador

02, 03 e 04 de Dezembro de 2019 - Brasília/DF - 21 horas

Objetivos do Curso

 

Discutir os impactos que serão gerados nas empresas com o eSocial, EFD Reinf e DCTFWeb, destacando os pontos que deverão ser ajustados na implantação.

 1 ‐ CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS:
  1. Atualizações recentes sobre o eSocial;
  2. Cronograma:
    • Quem está obrigado;
    • Faseamento;
    • Órgãos Públicos, Imunes e Isentas, MEI e Simples
  3. Projeto eSocial:
    • Impactos nas Empresas;
    • Auditoria de processos;
    • Mudanças nas Organizações;
  4. Aspectos Gerais:
    • O que mudará para Recursos Humanos e/ou Depto Pessoal;
    • Desafio para as empresas contábeis e demais empresas no Brasil;
    • Despesas administrativas da empresa com o eSocial;
    • Matrícula no CEI para as pessoas físicas através do CAEPF;
    • Novo CEI para obras de construção civil através do CNO incluindo CEI antigas;
    • Integração do eSocial entre a RFB, Caixa, INSS e TEM;
    • Cadastro Nacional de Informações
  5. Substituição das Obrigações:
    • RAIS, SEFIP, CAGED, DIRF e outras;
    • Pontos de atenção;
  6. Implantação do eSocial:
    • Etapas iniciais;
    • Pontos de atenção;
    • Análise da tabela de natureza das rubricas;
    • Qualificação cadastral;
    • Lotações tributárias;
    • Processos judiciais e administrativos;
    • Tabela de cargos e funções;
    • Tabela de turnos e horários ‐ cuidados a serem
  7. Cadastramento inicial de vínculos:
    • Considerações;
    • Qualificação cadastral;
    • Inconsistências possíveis;
    • Resultado do cruzamento NIS vs
  8. Classificação dos eventos e prazos de envio:
    • Iniciais e de Tabelas;
    • Periódicos;
    • Não Periódicos.
  9. Análise dos demais fatos geradores:
    • Cadastro de prestadores de serviços;
    • Cruzamentos de Informações com módulos do SPED e Obrigações Acessórias;
    • Demais fatos geradores: Produção Rural, Cadastro de Obras, entre
  10. eSocial sem movimento:
    • Prazo para envio;
    • Condições específicas.
  11. Envio do eSocial:
    • Certificação digital;
    • Geração das Guias de Recolhimento;
  12. Retificações, alterações e exclusões:
    • Prazos e situações.

 

2 ‐ CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
  • EVENTOS INICIAIS E DE TABELAS DO DECLARANTE:
    • Informações do Empregador/Contribuinte;
    • Tabela de Estabelecimentos, Obras de Construção Civil ou Órgãos Públicos;
    • Tabela de Rubricas;
    • Tabela de Lotações Tributárias;
    • Tabela de Cargos/Empregos Públicos;
    • Tabela de Carreiras Públicas;
    • Tabela de Funções/Cargos em Comissão;
    • Tabela de Horários/Turnos de Trabalho;
    • Tabela de Ambientes de Trabalho;
    • Tabela de Processos Administrativos/Judiciais;
    • Tabela de Operadores Portuários;
    • Cadastramento Inicial do Vínculo;

 

2- EVENTOS PERIÓDICOS:

  • Remuneração do Trabalhador vinculado a Regime Geral de Previdência Social ‐ RGPS;
  • Remuneração do Trabalhador vinculado a Regime Próprio de Previdência Social ‐ RPPS;
  • Benefícios Previdenciários ‐ RPPS;
  • Pagamentos de Rendimentos do Trabalho;
  • Aquisição de Produção Rural;
  • Comercialização da Produção Rural Pessoa Física;
  • Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários;
  • Informações Complementares aos Eventos Periódicos;
  • Reabertura dos Eventos Periódicos;
  • Fechamento dos Eventos Periódicos;
  • Contribuição Sindical Patronal.

 

3- EVENTOS NÃO PERIÓDICOS:

  • Admissão de Trabalhador & Registro Preliminar;
  • Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador;
  • Alteração de Contrato de Trabalho;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • Monitoramento da saúde do trabalhador e Exame Toxicológico;
  • Afastamento Temporário;
  • Condições Ambientais do Trabalho ‐ Fatores de Risco;
  • Treinamentos e Capacitações;
  • Aviso Prévio;
  • Convocação para Trabalho Intermitente;
  • Reintegração;
  • Desligamento;
  • Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário ‐ Início;
  • Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário ‐ Alteração Contratual;
  • Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário ‐ Término;
  • Cadastro de Beneficiários – Entes Públicos – Início;
  • Cadastro de Beneficiários – Entes Públicos – Alteração;
  • Cadastro de Benefícios – Entes Públicos – Início;
  • Cadastro de Benefícios – Entes Públicos – Alteração;
  • Cadastro de Benefícios – Entes Públicos – Término;
  • Exclusão de

 

4-EVENTOS DE RESUMO E TOTALIZAÇÃO:

  • Solicitação de Totalização de Eventos, Bases e Contribuições;
  • Informações das contribuições sociais por Trabalhador;
  • Imposto de Renda Retido na Fonte por Trabalhador;
  • Informações das contribuições sociais consolidadas por contribuinte;
  • Informações do IRRF consolidadas por Contribuinte.

 

  • TABELAS FIXAS DO ESOCIAL:
    • Tabela 01 ‐ Categorias de Trabalhadores;
    • Tabela 02 ‐ Aposentaria Especial e Redução do Tempo de Contribuições;
    • Tabela 03 ‐ Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento;
    • Tabela 04 ‐ Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros;
    • Tabela 05 ‐ Tipos de Inscrição;
    • Tabela 06 ‐ Países;
    • Tabela 07 ‐ Tipos de Dependente;
    • Tabela 08 ‐ Classificação Tributária;
    • Tabela 09 ‐ Tipos de Arquivo do eSocial;
    • Tabela 10 ‐ Tipos de Lotação Tributária;
    • Tabela 11 ‐ Compatibilidade entre Tabela 01 x Tabela 08 x Tabela 10;
    • Tabela 12 ‐ Compatibilidade entre Tabela 10 e Tabela 08;
    • Tabela 13 ‐ Parte do corpo atingida;
    • Tabela 14 ‐ Agente Causador do Acidente de Trabalho;
    • Tabela 15 ‐ Agente Causador / Situação Geradora de Doença Profissional;
    • Tabela 16 ‐ Situação Geradora do Acidente de Trabalho;
    • Tabela 17 ‐ Descrição da Natureza da Lesão;
    • Tabela 18 ‐ Motivos de Afastamento;
    • Tabela 19 ‐ Motivos de Desligamento;
    • Tabela 20 ‐ Tipos de Logradouro;
    • Tabela 21 ‐ Natureza Jurídica;
    • Tabela 22 ‐ Compatibilidade entre Tabela 04 e Tabela 08;
    • Tabela 23 ‐ Fatores de Riscos do Meio Ambiente do Trabalho;
    • Tabela 24 ‐ Codificação de Acidente de Trabalho;
    • Tabela 25 ‐ Tipos de Benefícios Previdenciários dos Regimes Próprios de Previdência;
    • Tabela 26 ‐ Motivos de Cessação de Benefícios Previdenciários;
    • Tabela 27 – Procedimentos Diagnósticos;
    • Tabela 28 – Atividades Periculosas, Insalubres e/ou Especiais;
    • Tabela 29 – Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados;
    • Tabela 30 – Programas, Planos e Documentos;

 

6 – REINF:

  • Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-REINF;
  • Legislação aplicável;
  • Manual de Orientações;
  • Obrigatoriedades;
  • Regras Específicas – Simples Nacional e Microempreendedor – MEI;
  • Prazos;
  • Obrigatoriedade da Certificação Digital;
  • Eventos e Lotes;
  • Validações de Conteúdo;
  • Fluxo de Envio e Retorno;
  • Rejeição dos Eventos;
  • Webservice de Envio de Lotes e Eventos;
  • Recibo ou Protocolo de Validade dos Eventos;
  • Ambiente de Produção Restrita – Ambiente para Testes Funcionais;
  • Eventos Periódicos e Eventos Não Periódicos;
  • Grupo de Tabelas:
    • Informações do Contribuinte;
    • Tabela de Processos Administrativos/Judiciais.
  • Eventos Periódicos:
    • Retenções Contribuições Previdenciárias – Tomadores de Serviços;
    • Retenções Contribuições Previdenciárias – Prestadores de Serviços;
    • Recursos Recebidos por Associação Desportiva;
    • Retenções – Recursos Repassados para Associação Desportiva;
    • Comercialização da Produção por Produtor Rural PJ/Agroindústria;
    • Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB;
    • Retenções na Fonte – IRRF, CSLL, PIS/PASEP e COFINS.
  • Eventos Não Periódicos:
  • Receita de Espetáculos Desportivos;
  • Eventos de Reabertura e Fechamento;
  • Reabertura dos Eventos Periódicos;
  • Fechamento de Eventos Periódicos;
  • Informações das Bases e dos Tributos Consolidados por Contribuinte;
  • Exclusão de Eventos;
  • Retificações;
  • Arquivos Sem Movimentação.

 

7 – DCTFWEB:

  • Legislação aplicável;
  • Manual de Orientações;
  • Obrigatoriedades e Dispensa de apresentação;
  • Substituição da GFIP;
  • Prazos;
  • Contribuições a serem declaradas;
  • DCTFWEB: Diária, Mensal e Anual;
  • Apurações de Débitos e Créditos Tributários;
  • Retificações;
  • Obrigações Acessórias Substituídas;
  • Multas e Penalidades.

Servidores das áreas de RH (Folha de Pagamento, Cargos e Salários, Administração de Pessoal, Seleção, Medicina e Segurança do Trabalho entre outras), Fiscal, Jurídica, TI e demais interessados no tema.

Professor Fernando Sampaio

O professor Fernando Sampaio é graduado em Ciências Contábeis com Ênfase em Informática (CESUPA). Especialista em Contabilidade e Controladoria (FEAPA). Ele é Coordenador e Professor do MBA Executivo em Negócios, Controladoria e Finanças, da BSSP Centro Educacional. Ele também é professor do MBA em Auditoria Digital e Direito Tributário, do MBA em Empreendedorismo e Inovação em Organizações Contábeis e do MBA em Legislação Trabalhista e Direito Previdenciário da BSSP Centro Educacional.

Instrutor e Palestrante do Sistema CFC/CRC e do Sistema FENACON/SESCON/SESCAP. É referência em SPED, eSocial, Documentos Eletrônicos e Tecnologias Tributárias.

Brasília, DF

Local do treinamento: Sala 916 – Setor de Autarquias Sul Q. 4, Bloco A

Ed. Victória Office Tower – Asa Sul, Brasília – DF, 70070-040


Opção de hospedagem (1,6 km de distância da nossa sala de treinamento)

Brasília Imperial Hotel www.brasiliaimperialhotel.com.br

SHS Quadra 03, Bloco H – CEP: 70313-000 | Tel: (61) 3425-0000

Diárias:

seg e qui ter e qua sex a seg
Apto Stand. SGL 190,00 230,00 190,00
Apto Stand. DPL 240,00 270,00 240,00
Apto Stand. TPL 299,00 330,00 299,00

OBSERVAÇÕES: Resultado de imagem para icon observação

  • As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
  • A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada;
  • Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
  • Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.

INVESTIMENTO: Resultado de imagem para icon dinheiro

Para inscrições até 12/11/2019:  R$ 2.790,00

Para inscrições após esta data:   R$ 2.990,00

Está incluso no valor da inscrição:

Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.


VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS

Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.

Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 25 de novembro de 2019


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
  • Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.

FORMA DE PAGAMENTO:

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Bradesco                 Banco do Brasil                Caixa Econômica Federal

Ag. 3113-5                Ag. 0021-3                         Ag. 1564

Cc. 13120-2              Cc. 104154-1                     Cc. 908-8 (Operação 003)


DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:

Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0

O envio do empenho deverá ser feito até o dia 25 de novembro de 2019 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio  até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.

 

Carga Horária: 21 horas Resultado de imagem para icon carga horaria


1º dia:
08:00 h – Credenciamento
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


2º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


3º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados