Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesa: uma visão holística - Esafi Escola

Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesa: uma visão holística

11, 12 e 13 de Setembro de 2019 - Brasília/DF - 21 horas

Objetivos do Curso

 

A capacitação dos gestores representa um passo primordial no processo de discussão acerca de métodos de gestão compatíveis com a realidade do setor público, nosso objetivo e de orientar e capacitar novos gestores no intuito de apresentar ferramentas aplicáveis aos diversos setores da Administração Pública e discutir os problemas mais recorrentes apresentando soluções sinergísticas.

  • Conceitos básicos sobre Governança e Governabilidade;
  • Tipos de Acconuntability;
  • Aplicação na Administração Pública.
  • Atribuições;
  • Responsabilidades;
  • Controle e delegação de competências.
  • Estudo de caso sobre segregação de funções.
  • Instrumentos de Planejamento (PPA, LDO e LOA);
  • Execução da Despesa Pública (Empenho, Liquidação, Pagamento);
  • Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores;
  • Suprimento de Fundos.
  • Estudo de caso sobre fracionamento de despesas.
  • Recrutamento e Seleção no setor público;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Motivação;
  • Solução de Conflitos;
  • Amplitude Administrativa (quantitativo de pessoal).
  • Estudo de caso sobre Gestão por Competências.
  • Planejamento de aquisições;
  • Modalidades de compras;
  • Debates sobre dispensas e inexigibilidade de licitação;
  • Gestão e Fiscalização de Contratos.
  • Estudo de Caso sobre Aditivo superior aos limites estabelecidos.
  • Gestão de Estoques;
  • Gestão de Almoxarifado;
  • Controle Patrimonial;
  • Desfazimento de Bens.
  • Estudo de caso sobre alienação de veículos.
  • Responsabilidades junto ao Controle Interno;
  • Responsabilidades junto ao Controle Externo;
  • O dever de prestar contas segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • Limites de gastos públicos segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • Estudo de caso sobre corte de gastos (limitação de empenho).

Ordenadores de despesa, Gestores, Agentes de Controle Interno, Agentes de Controle Externo, Membros de Comissão de Processo Disciplinar, membros de Comissão permanente de licitação e servidores públicos ocupantes de cargos de direção ou chefia na administração federal, estadual ou municipal.

Professor Bruno Eduardo Martins

Bacharel em Administração, graduado pela Universidade de Brasília (UNB). Pós-Graduando em Auditoria Governamental.

É Auditor Federal de Controle Interno do Superior Tribunal Militar (STM).

Desde 2005 atua como professor de cursos preparatórios para concursos públicos de nível médio e superior na cidade de Brasília/DF. É professor de cursos à distância EAD e instrutor da ESAFI dos temas Licitações e Contratos Públicos, Administração Financeira e Orçamentária (AFO), Avaliação de Desempenho e SIAFI.

Brasília, DF

Local do treinamento: Sala 916 – Setor de Autarquias Sul Q. 4, Bloco A

Ed. Victória Office Tower – Asa Sul, Brasília – DF, 70070-040


Opção de hospedagem (1,6 km de distância da nossa sala de treinamento)

Brasília Imperial Hotel www.brasiliaimperialhotel.com.br

SHS Quadra 03, Bloco H – CEP: 70313-000 | Tel: (61) 3425-0000

Diárias:

seg e qui ter e qua sex a seg
Apto Stand. SGL 190,00 230,00 190,00
Apto Stand. DPL 240,00 270,00 240,00
Apto Stand. TPL 299,00 330,00 299,00

OBSERVAÇÕES: Resultado de imagem para icon observação

  • As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
  • A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada;
  • Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
  • Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.

INVESTIMENTO: Resultado de imagem para icon dinheiro

Para inscrições até 22/08/2019:  R$ 2.590,00

Para inscrições após esta data:   R$ 2.790,00

Está incluso no valor da inscrição:

Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.


VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS

Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.

Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 04 de setembro de 2019


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
  • Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.

FORMA DE PAGAMENTO:

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Bradesco                 Banco do Brasil                Caixa Econômica Federal

Ag. 3113-5                Ag. 0021-3                         Ag. 1564

Cc. 13120-2              Cc. 104154-1                     Cc. 908-8 (Operação 003)


DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:

Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0

O envio do empenho deverá ser feito até o dia 04 de setembro de 2019 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio  até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.

Carga horária: 21 horas Resultado de imagem para icon carga horaria


1º dia:
08:00 h – Credenciamento
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


2º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


3º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados