Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesa - Esafi Escola

Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesa

Visão estratégica e holística

13, 14 e 15 de Março de 2019 - Vitória/ES - 24 horas

Objetivos do Curso

 

Apresentar aos participantes uma visão abrangente sobre a atividade meio da Administração Pública e fornecer ferramentas de Gestão que possam ser aplicadas em seu dia a dia. Com a apresentação do Planejamento Estratégico espera que o servidor possa melhorar ou implementar em sua Administração esse Plano orientando a criação dos Planos Táticos. Espera-se que o aluno compreenda as dificuldades de cada departamento e assim possa sugerir mudanças departamentais com foco da efetividade dos resultados.

Benefícios: o aluno terá uma visão geral sobre a administração e assim poderá relacionar suas atividades às demais áreas funcionais. O aluno terá base de ferramentas administrativas e decisões do TCU que poderão ser utilizadas para fundamentar suas decisões. Irá aprender sobre boas práticas realizadas na Administração Pública e assim poderá aplicar o benchmarking no setor público.

Planejamento Estratégico

  • Conceitos básicos de Planejamento;
  • Balanced Scorecard, Análise SWOT e demais Ferramentas Administrativas;
  • Elaboração do Planejamento Estratégico;
  • Estudo de Caso sobre o Planejamento Estratégico da JMU.

 

Função do Ordenador da Despesa

  • Atribuições;
  • Responsabilidades;
  • Controle e delegação de competências.
  • Estudo de caso sobre segregação de funções.

 

Gestão Orçamentária e Financeira

  • Instrumentos de Planejamento (PPA, LDO e LOA);
  • Execução da Despesa Pública (Empenho, Liquidação, Pagamento);
  • Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores;
  • Suprimento de Fundos.
  • Estudo de caso sobre fracionamento de despesas.

 

Gestão de Compras Públicas (Licitações e Contratos)

  • Planejamento de aquisições;
  • Modalidades de compras;
  • Debates sobre dispensas e inexigibilidade de licitação;
  • Gestão e Fiscalização de Contratos.
  • Estudo de Caso sobre Aditivo superior aos limites estabelecidos.

 

Gestão de Materiais (Recursos Materiais e Patrimoniais)

  • Gestão de Estoques;
  • Gestão de Almoxarifado;
  • Controle Patrimonial;
  • Desfazimento de Bens.
  • Estudo de caso sobre alienação de veículos.

 

Gestão de Pessoas na Administração Pública

  • Recrutamento e Seleção no setor público;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Motivação;
  • Solução de Conflitos;
  • Amplitude Administrativa (quantitativo de pessoal).
  • Estudo de caso sobre Gestão por Competências.

Ordenadores de despesa, Gestores, Agentes de Controle Interno, Agentes de Controle Externo, Membros de Comissão de Processo Disciplinar, membros de Comissão permanente de licitação e servidores públicos ocupantes de cargos de direção ou chefia na administração federal, estadual ou municipal.

Será aplicada dinâmica em grupo para análise de Processo de Terceirização e identificação de falhas habituais, além de estudos de caso do setor público, a fim de orientar ao entendimento do Tribunal de Contas da União.

Professor Bruno Eduardo Martins

Bacharel em Administração, graduado pela Universidade de Brasília (UNB). Pós-Graduando em Auditoria Governamental.

É Auditor Federal de Controle Interno do Superior Tribunal Militar (STM).

Desde 2005 atua como professor de cursos preparatórios para concursos públicos de nível médio e superior na cidade de Brasília/DF. É professor de cursos à distância EAD e instrutor da ESAFI dos temas Licitações e Contratos Públicos, Administração Financeira e Orçamentária (AFO), Avaliação de Desempenho e SIAFI.

Vitória, ES

Auditório Hotel Comfort Suites Vitória
Av. Saturnino de Brito, 1327 – Praia do Canto, Vitória – ES, 29055-095

INVESTIMENTO: Resultado de imagem para icon dinheiro

Valor da inscrição: R$ 2.190,00

Valor da inscrição + 02 diárias de hospedagem com café da manhã: R$ 2.790,00

Está incluso no valor da inscrição:

Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, laboratório de informática com computadores disponibilizados pela ESAFI, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.


VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS Resultado de imagem para icon grupos

Entre em contato pelo e-mail cursos@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.

Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 01 de março de 2019


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Resultado de imagem para icon observação

  • Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
  • Confirmação do curso: imediadamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.

FORMA DE PAGAMENTO: Resultado de imagem para icon banco

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Banestes: Agência 0108 | Conta corrente: 25389-735

Banco do Brasil: Agência 0021-3 | Conta corrente: 149000-1

Caixa Econômica Federal: Agência 1564 | Conta corrente: 3797-9 (operação 003)


DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO: Resultado de imagem para icon documento

Razão Social: Instituto ESAFI de Treinamentos e Eventos
Endereço: Av. Carlos Gomes de Sá, 335, sala 101 – Mata da Praia, CEP: 29066-040, Vitória, ES
CNPJ: 21.338.446/0001-09 | Inscrição Municipal: 122.429-9

O envio do empenho deverá ser feito até o dia 01 de março de 2019 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio  até a data limite, favor entrar em contato conosco.

Carga Horária: 24 horas

Credenciamento (apenas no 1° dia): A partir de 8 horas
Horário diário do curso: 8h30 às 17h30 (com intervalos para coffee break e almoço)