GESTÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
Práticas atuais, tendências e aspectos que garantem a conformidade dos documentos eletrônicos das instituições públicas com a legislação nacional e melhores práticas internacionais.
Objetivos do Curso
Identificar e diferenciar documento eletrônico, documento digital e documento arquivístico e seus suportes.
Analisar as ações a serem implementadas sobre os documentos arquivísticos em seu ciclo documental, seja quando se tratarem de documentos tradicionais, seja sobre documentos eletrônicos/digitais.
Analisar a legislação geral e arquivística pertinente, além de discutir técnicas específicas para acesso e preservação de documentos arquivísticos eletrônicos, de acordo com as fases corrente, intermediária e permanente.
- Apresentam-se os resultados de um levantamento de uma década quanto às experiências de instituições públicas – e algumas privadas – sobre o tratamento dispensado aos documentos digitais;
- Aspectos relacionados à gestão de documentos em geral;
- Características mais comuns;
- Propostas de abordagem.
- Discutem-se as definições de documentos eletrônicos mais comuns, relacionam-se os tipos de documentos classificados como documentos eletrônicos, analisa-se a pertinência dessas divisões “tipológicas”. Apresentam-se abordagem sobre sua produção e trâmite e sua distinção com os procedimentos utilizados com os documentos tradicionais.
- Definições e tipos de documentos eletrônicos;
- Diferenças entre documentos tradicionais e documentos eletrônicos;
- Criação, uso e trâmite;
- Armazenamento e acesso.
- Abordam-se fatores que envolvem a escolha e a implantação de sistemas eletrônicos de gestão de documentos e suas tecnologias.
- Diagnóstico institucional;
- Ferramentas tecnológicas: GED, digitalização, workflow, certificação digital.
- Experiências institucionais.
- Apresenta-se e discute-se a legislação brasileira existente, já promulgada, e aquela ainda em discussão sobre documentos eletrônicos e as normas da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.
- Legislação federal em vigor, com ênfase na MP 2.200-2/2001, que institui a ICP-Brasil e na Lei 12.527/11, lei de acesso à informação;
- Resoluções e estudos do Conarq, incluindo o Modelo de requisitos para sistemas informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ).
- Abordam-se fatores que envolvem a preservação de documentos eletrônicos, contemplando aspectos relacionados à avaliação e ao acesso.
- Identificação da documentação a ser preservada e os prazos de guarda;
- Obsolescência tecnológica e degradação física;
- Políticas de preservação.
- Arquivistas;
- Bibliotecários;
- Técnicos em arquivo e demais profissionais envolvidos com a gestão de informações armazenadas em meio digital, incluindo profissionais de informática.
Vanderlei Batista
Professor e consultor, em nível nacional, de empresas públicas e privadas na área de Gestão de Documentos Eletrônicos, há mais de 14 nos.
Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB. Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília – UnB. Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.
Professor de cursos de pós-graduação e consultor em projetos de gestão da informação. Autor dos livros: Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística, (2005); Arquivística: temas contemporâneos (2007); Gerenciamento Eletrônico de Documentos de Arquivo (2012).
Recife, PE – Internacional Palace Hotel 
www.lucsimhoteis.com.br
Tel: (81) 4009-2500
Endereço:
Avenida Boa Viagem, 3722, Boa Viagem – Recife, PE
DIÁRIAS:
Single: R$ 214,00
Duplo: R$ 235,00
Acréscimo de 5% de ISS.
OBSERVAÇÕES:
- As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
- A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada;
- Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
- Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.
INVESTIMENTO:
Para inscrições até 03 de outubro de 2018: R$ 2.490,00
Para inscrições após 03 de outubro de 2018: R$ 2.690,00
Está incluso no valor da inscrição:
Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.
VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS:
Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.
Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 16 de outubro de 2018
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
- Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.
FORMA DE PAGAMENTO:
Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:
Bradesco Banco do Brasil Caixa Econômica Federal
Ag. 3113-5 Ag. 0021-3 Ag. 1564
Cc. 13120-2 Cc. 104154-1 Cc. 908-8 (Operação 003)
DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:
Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0
O envio do empenho deverá ser feito até o dia 16 de outubro de 2018 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.
Carga horária: 21 horas
1º dia:
08:00 h – CREDENCIAMENTO (Apenas no primeiro dia)
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula
2º dia:
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula
3º dia:
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados
