GESTÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS - Esafi Escola

GESTÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Práticas atuais, tendências e aspectos que garantem a conformidade dos documentos eletrônicos das instituições públicas com a legislação nacional e melhores práticas internacionais.

24, 25 e 26 de Outubro de 2018 - Recife/PE - 21 horas

Objetivos do Curso

 

Identificar e diferenciar documento eletrônico, documento digital e documento arquivístico e seus suportes.

Analisar as ações a serem implementadas sobre os documentos arquivísticos em seu ciclo documental, seja quando se tratarem de documentos tradicionais, seja sobre documentos eletrônicos/digitais.

Analisar a legislação geral e arquivística pertinente, além de discutir técnicas específicas para acesso e preservação de documentos arquivísticos eletrônicos, de acordo com as fases corrente, intermediária e permanente.

  • Apresentam-se os resultados de um levantamento de uma década quanto às experiências de instituições públicas – e algumas privadas – sobre o tratamento dispensado aos documentos digitais;
  • Aspectos relacionados à gestão de documentos em geral;
  • Características mais comuns;
  • Propostas de abordagem.
  • Discutem-se as definições de documentos eletrônicos mais comuns, relacionam-se os tipos de documentos classificados como documentos eletrônicos, analisa-se a pertinência dessas divisões “tipológicas”. Apresentam-se abordagem sobre sua produção e trâmite e sua distinção com os procedimentos utilizados com os documentos tradicionais.
    • Definições e tipos de documentos eletrônicos;
    • Diferenças entre documentos tradicionais e documentos eletrônicos;
    • Criação, uso e trâmite;
    • Armazenamento e acesso.
  • Abordam-se fatores que envolvem a escolha e a implantação de sistemas eletrônicos de gestão de documentos e suas tecnologias.
    • Diagnóstico institucional;
    • Ferramentas tecnológicas: GED, digitalização, workflow, certificação digital.
    • Experiências institucionais.
  • Apresenta-se e discute-se a legislação brasileira existente, já promulgada, e aquela ainda em discussão sobre documentos eletrônicos e as normas da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.
    • Legislação federal em vigor, com ênfase na MP 2.200-2/2001, que institui a ICP-Brasil e na Lei 12.527/11, lei de acesso à informação;
    • Resoluções e estudos do Conarq, incluindo o Modelo de requisitos para sistemas informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ).
  • Abordam-se fatores que envolvem a preservação de documentos eletrônicos, contemplando aspectos relacionados à avaliação e ao acesso.
    • Identificação da documentação a ser preservada e os prazos de guarda;
    • Obsolescência tecnológica e degradação física;
    • Políticas de preservação.

  • Arquivistas;
  • Bibliotecários;
  • Técnicos em arquivo e demais profissionais envolvidos com a gestão de informações armazenadas em meio digital, incluindo profissionais de informática.

Vanderlei Batista

Professor e consultor, em nível nacional, de empresas públicas e privadas na área de Gestão de Documentos Eletrônicos, há mais de 14 nos.

Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB. Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília – UnB. Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

Professor de cursos de pós-graduação e consultor em projetos de gestão da informação. Autor dos livros: Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística, (2005); Arquivística: temas contemporâneos (2007); Gerenciamento Eletrônico de Documentos de Arquivo (2012).

Recife, PE – Internacional Palace Hotel  Resultado de imagem para internacional palace hotel recife

www.lucsimhoteis.com.br
Tel: (81) 4009-2500

Endereço:
Avenida Boa Viagem, 3722, Boa Viagem – Recife, PE

DIÁRIAS: Resultado de imagem para icon valor

Single: R$ 214,00

Duplo: R$ 235,00

Acréscimo de 5% de ISS.

OBSERVAÇÕES: Resultado de imagem para icon observação

  • As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
  • A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada;
  • Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
  • Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.

INVESTIMENTO: Resultado de imagem para icon dinheiro

Para inscrições até 03 de outubro de 2018:     R$ 2.490,00

Para inscrições após 03 de outubro de 2018:  R$ 2.690,00

Está incluso no valor da inscrição:

Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.


VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS: Resultado de imagem para icon grupos

Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.

Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 16 de outubro de 2018


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Resultado de imagem para icon observação

  • Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
  • Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.

FORMA DE PAGAMENTO:  Resultado de imagem para icon banco

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Bradesco                 Banco do Brasil                Caixa Econômica Federal

Ag. 3113-5                  Ag. 0021-3                             Ag. 1564

Cc. 13120-2                Cc. 104154-1                          Cc. 908-8 (Operação 003)


DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO: Resultado de imagem para icon documento

Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0

O envio do empenho deverá ser feito até o dia 16 de outubro de 2018 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio  até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.

Carga horária: 21 horas Resultado de imagem para icon carga horaria


1º dia:

08:00 h – CREDENCIAMENTO (Apenas no primeiro dia)
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


2º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


3º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados