GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO, COM BASE NA IN CONJUNTA DO MPOG/CGU - Esafi

GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO, COM BASE NA IN CONJUNTA DO MPOG/CGU

Práticas relacionadas a Gestão de Riscos, Controles Internos e Governança, obrigatória de acordo com a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU 01/2016

19, 20 e 21 de Setembro de 2018 - São Paulo/SP - 21 horas

Objetivos do Curso

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) determinou, aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, a adoção de uma série de medidas para a sistematização de práticas relacionadas a gestão de riscos, controles internos e governança no âmbito da Administração Pública.

A partir de agora, o dirigente máximo de cada órgão ou entidade passa a ser o principal responsável pelo estabelecimento da estratégia de organização e da estrutura de gerenciamento de riscos.

Dentro deste cenário, também será papel do dirigente máximo estabelecer, de forma continuada, o monitoramento e o aperfeiçoamento dos controles internos da gestão.

Dessa forma, ter uma visão clara e prática da gestão de riscos na administração pública, se torna fundamental para uma boa gestão. 

  • Base normativa (IN conjunta do MPOG/CGU N1 de 10 de maio de 2016, dentre outras);
  • Conceitos;
  • Base teórica (Principais modelos e estruturas aplicáveis à administração pública);
  • Gestão de Riscos no modelo de 3 linhas de defesa;
  • Estrutura da gestão de riscos a partir do COSO ERM;
  • Análise de ambiente e fixação de objetivos;
  • Identificação de riscos;
  • Avaliação de Riscos e Controles;
  • Resposta a Riscos;
  • Reporte;
  • Monitoramento (indicadores de riscos);
  • Método de Priorização de Processos;
  • Técnicas de identificação de riscos;
  • Matriz de Risco;
  • Política de Gestão de Riscos – Princípios, Objetivos e Diretrizes;
  • Instâncias de Governança em Gestão de Riscos;
  • Competências e responsabilidades;
  • Case.

Agentes públicos federais, estaduais e municipais que desempenhem funções nas áreas de governança, gestão de riscos, compliance, controles internos e Auditoria Interna.

Professor Rodrigo Fontenelle

Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília (UnB); Pós-graduado em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC); Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), lotado em Brasília/DF e atualmente cedido ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, exercendo o cargo de Assessor Especial de Controle Interno do Ministro daquela Pasta.

Aprovado em diversos concursos no país, entre eles Consultor Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, EPPGG do Estado do Espírito Santo e 1° lugar no concurso da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais.

É Professor de Auditoria Privada, Governamental e Técnicas de Controle da ESAFI, em cursos online e presenciais em diversos estados do Brasil. Lecionou em Instituições como a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade de Brasília (UnB).

Possui Três certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional – CGAP, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e CRMA – Certification in Risk Management Assurance, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).

Autor do livro Auditoria – 219 questões comentadas, da Editora Elsevier.

São Paulo, SP – Hotel Blue Tree Premium Paulista 

www.bluetree.com.br
Tel: (11) 3147-7000

Endereço:
Rua Peixoto Gomide, 707 – Cerqueira, São Paulo, SP

DIÁRIAS (categoria superior):

Single: R$ 320,00

Duplo: R$ 370,00

Acréscimo de 5% de ISS.

OBSERVAÇÕES:

  • As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
  • A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada;
  • Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
  • Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.

INVESTIMENTO:

Para inscrições até 30 de agosto de 2018:     R$ 2.490,00

Para inscrições após 30 de agosto de 2018:  R$ 2.690,00

Está incluso no valor da inscrição:

Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.


VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS

Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.

Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 12 de setembro de 2018


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
  • Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.

FORMA DE PAGAMENTO:

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Bradesco                  Banco do Brasil                   Caixa Econômica Federal

Ag. 3113-5                  Ag. 0021-3                              Ag. 1564

Cc. 13120-2                Cc. 104154-1                          Cc. 908-8 (Operação 003)


DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:

Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0

O envio do empenho deverá ser feito até o dia 12 de setembro de 2018 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio  até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.

Carga horária: 21 horas


1º dia:

08:00 h – CREDENCIAMENTO (Apenas no primeiro dia)
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


2º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


3º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados