Planejamento e Gestão de Almoxarifado no Setor Público - Esafi Escola

Planejamento e Gestão de Almoxarifado no Setor Público

Visão atual dos conceitos de gestão e organização de almoxarifado

08, 09 e 10 de Abril de 2019 - Salvador/BA - 21 horas

Objetivos do Curso

 

Apresentar uma visão atual dos conceitos de gestão e organização de almoxarifado, analisando cada uma das tarefas a luz da legislação vigente e práticas de gestão eficiente que devem definir a eficiência e qualidade deste setor tão importante para o funcionamento da organização.

A Gestão de Compras e funções do comprador

 

Compras Diretas

  • Dispensas e inexigibilidades
  • Necessidades dos usuários
  • Fluxo de papéis
  • Planejamento de compras
  • Recepção dos materiais/serviços

 

Fornecedores

  • Seleção
  • Cadastro
  • Informações fundamentais

 

Licitações

  • Princípios da Lei 8.666/93
  • Termo de Referência
  • Amostras e processo de análise

 

Gestão Orçamentária e Financeira

  • Classificação (Material de consumo e permanente)
  • Empenho, Liquidação e Pagamento.

 

Almoxarifado

  • Atribuições do Almoxarife
  • Responsabilidades da gestão de almoxarifado
  • Organização do Almoxarifado (layout, entradas, armazenagem e distribuição)
  • Normatização, Especificação e Padronização
  • Classificação, Codificação e Catalogação

 

Atividades operacionais do almoxarifado conforme I.N 205/88

  • Recebimento
  • Registro (físico e coerência com o contábil)
  • Armazenamento
  • Controles (entrada e saída e a importância da conciliação contábil)
  • Técnicas de estocagem
  • Cobranças e penalização a fornecedor;
  • Inventários físicos;
  • Prestação de contas.
  • Inventário mensal e anual
  • Desfazimento de materiais (Decreto nº 9373/18)

 

Distribuição e Programação

  • Indicadores de Estoques
  • Técnicas de previsão e reposição
  • Controles e Avaliação
  • Legislação
  • Lei 4.320/64
  • Instruções do TCU/TCE
  • Normas: federal e estadual
  • NBC TSP 04, 25/11/2016 – CFC

Servidores envolvidos com a gestão, coordenação, contabilidade e demais auxiliares, que lidam, ou seja, responsável, direta ou indiretamente, pelo suprimento, controle, aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e definição da qualidade dos materiais utilizados pelo órgão público.

Luciano Ribeiro Pereira

Graduado em Administração, com Pós-Graduação em Gestão Pública e Mestrado em Administração e Negócios. É especialista em Gestão de Estoques e Imobilizados (patrimônio) na Administração Pública. Atuou como gestor de almoxarifado na Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, além de ter coordenado o grupo de trabalho com o fim de promover a reformulação do Decreto de Gestão de bens moveis do Estado. É membro do Comitê Gestor de Trabalho responsável pela Plano de Ação, que visa a correção das divergências existentes entre os saldos apurados nos inventários físicos dos bens permanentes e de consumo e os registros contábeis correspondentes.

Salvador (BA): Fiesta Bahia Hotel  

http://fiestahotel.com.br/

Tel: (71) 3352-0000

Endereço:
Avenida Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara, Salvador|BA

Diárias:
R$ 270,00  + 5%  (apt. Single)
R$ 270,00  + 5% (apt. Duplo)
R$ 305,00  + 5% (apt. Triplo)


OBSERVAÇÕES: Resultado de imagem para icon observação

  • As tarifas acima são especiais para alunos da Esafi. Identifique-se como tal no ato da reserva;
  • A quantidade de apartamentos reservada aos nossos alunos é limitada;
  • Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;
  • Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.

INVESTIMENTO:

Para inscrições até 19/03/2019:  R$ 2.590,00

Para inscrições após esta data:   R$ 2.790,00

Está incluso no valor da inscrição:

Almoço e coffee-break (todos os dias do curso), bolsa para notebook, material de apoio, material didático e certificado de conclusão do treinamento.


VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS

Entre em contato pelo e-mail esafi@esafi.com.br ou pelo Telefone (27) 3224-4461.

Prazo final para recebimento de inscrições: até dia 01 de abril de 2019


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Aquisições de passagens aéreas: indicamos que a aquisição das passagens sejam efetuadas após a confirmação da realização do curso pela Esafi;
  • Confirmação do curso: imediatamente após o quórum mínimo de alunos ser atingido. A confirmação final se dará 10 (dez) dias antes da data de início do curso.

FORMA DE PAGAMENTO:

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

Bradesco                   Banco do Brasil                    Caixa Econômica Federal

Ag. 3113-5                  Ag. 0021-3                             Ag. 1564

Cc. 13120-2                Cc. 104154-1                          Cc. 908-8 (Operação 003)


DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:

Razão Social: ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 1765, salas 05 e 06 – Praia do Canto, CEP: 29.055-643, Vitória/ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7 | Inscrição Estadual: 082.604.55-0

O envio do empenho deverá ser feito até o dia 01 de abril de 2019 pelo e-mail: empenho@esafi.com.br. Caso tenha algum motivo que impeça o envio  até a data limite, favor entrar em contato conosco por telefone.

CARGA HORÁRIA: 21 horas


1º dia:
08:00 h – Credenciamento
08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


2º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula


3º dia:

08:30 h – Início da Aula
10:30 h – Intervalo
13:00 h – Almoço
14:00 h – Retorno à aula
16:30 h – Término da aula e entrega de Certificados