A importância da Formação de Gestores na Administração Pública - Esafi Escola

A importância da Formação de Gestores na Administração Pública

 

Estamos presenciando mais uma vez mudança de Gestão no âmbito federal e estadual, porém essa mudança não é necessariamente a cada quatro anos. Sempre que a alta administração necessita mudanças estratégicas ou até mesmo com base na confiança, pois muitos ocupam o cargo de gestor por ser de confiança, precisamos nivelar o conhecimento de nossos Gestores ao que há de boas práticas na Administração ou até mesmo em recomendações dos Tribunais de Contas.

A Gestão não envolve apenas o entendimento legal das normas, mas o conhecimento de técnicas cada vez mais comuns no setor público que advém do setor privado. Já se deparou que sua Instituição possui um Planejamento Estratégico? Se não, observe que vários órgãos públicos já tem o seu. E não apenas o tem, mas como o atualizou.

Em 2016 tivemos uma mudança importante na Constituição Federal que determinou aos órgãos federais o teto do gasto por dez anos, podendo ser prorrogado por mais dez anos. Quando se possui planejamento organizacional, planejamento de licitações e planejamento como um todo, esse impacto não é tão grave quanto se pensa. Mas pergunto em vários cursos que ministro sobre calendário de licitações, em torno de 30% dos participantes respondem ter um calendário ou que estão implementando. Isso é preocupante, pois estamos em 2018 e perguntando algo que já deveríamos ter, em tese, desde 1930. Exagero um pouco por ministrar cursos de Gestão Pública e cito a importância do Planejamento desde a criação do DASP.

Mas hoje ainda temos muita dificuldade com esse tema e deveria ser algo habitual. O gestor não é uma pessoa que deve apenas focar o planejamento, mas meios de concretizá-lo. Quando defendo sua formação, sua preparação, significa dizer que qualquer um que ocupe esse cargo necessita de conhecimentos de Administração de Recursos Humanos, Materiais, Projetos, Processos, Qualidade, Orçamento Público, Execução Orçamentária e Financeira, dentre outros.

A Administração Pública tem avançado nos últimos anos nesses quesitos e considero necessária a formação do Gestor no que tange à Administração. Em 2018 iniciou o mapeamento das compras do Poder Executivo e tivemos mudanças em relação aos gatos, por exemplo a própria visão de aquisição de veículos versus contratação do serviço de transporte. Essa é a visão de gestão, que busca o melhor custo benefício entre manter o patrimônio ou contratar o serviço.  Cada vez mais estamos preocupados com a eficiência, eficácia, efetividade, economicidade e qualidade!

Espero vocês em nossos cursos de 2019 na Formação de Gestores .


Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os curso:

Desenvolvimento Gerencial para Líderes e Gestores Públicos

Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesa: uma visão holística

Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesas: visão estratégica

 

Sobre o(s) autor(es)

Professor Bruno Eduardo Martins

Auditor de Controle Interno do Superior Tribunal Militar (STM)