
Curso Orçamento Público: governança do PPA, LDO e LOA com base na Gestão de Riscos

Prof. Edilson Barboza: Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo. Mestre em Ciências Contábeis e especialista em Administração Pública, Auditoria e Controladoria. Atuou como Secretário de Estado, Auditor Geral do Estado, Diretor e Presidente de Autarquias Federal e Estadual, Subsecretário de Estado e Assessor Especial de Governos. Atuou como Controlador Interno e como presidente e membro de comissões de licitação. É professor de pós-graduação e instrutor dos temas auditoria, controle interno, orçamento público, folha de pagamento, gestão de riscos e tomada de contas especial.
R$ 3.890,00
investimento
Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 21 horas
Duração: 3 dias
Horário: 08h30 às 16h30

SOBRE
O CURSO
O curso aborda as etapas, metodologias aplicáveis e os procedimentos envolvidos na elaboração do orçamento público (PPA, LDO e LOA), destacando a importância do conhecimento das técnicas de orçamentação para estimação e fixação de receitas e despesas, bem como para a elaboração das propostas de leis orçamentárias, e ainda as abordagens com relação à tramitação legislativa, enfatizando os principais riscos inerentes a cada etapa e as ações para controle de eventos adversos.
O treinamento tem por objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento técnico sobre os principais aspectos que envolvem a elaboração e tramitação das leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA), tendo por base o gerenciamento dos riscos envolvidos no processo.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de entender e gerenciar as atividades que envolvem a elaboração e tramitação das leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA), tendo em vista os principais aspectos da gestão orçamentária-financeira da administração pública, tendo por base a governança dos riscos envolvidos.

PÚBLICO
ALVO
Secretários, subsecretários, gestores públicos, servidores que atuam nos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, empresas públicas, sociedades de economia mista, sindicatos, associações, órgãos de controle, conselhos municipais, conselhos de classes profissionais e demais interessados que se relacionem com o tema proposto.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

FORMAS DE
PAGAMENTO
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
-
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
-
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
CNPJ: 35.963.479/0001-46
AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643
POLÍTICA DE
REALIZAÇÃO DOS CURSOS
A realização desta turma está vinculada à obtenção de um quórum mínimo de participantes inscritos, pré-requisito necessário para a confirmação do curso.
Pedimos a gentileza para que o participante aguarde o contato da ESAFI quando o número mínimo de alunos for atingido, sobretudo quando o curso for presencial, para que sejam iniciados a partir desta confirmação os procedimentos de translado até o curso, principalmente a aquisição de passagens aéreas.
