
Elaboração, Instrução e Formalização de Processos Administrativos
Da teoria à Prática sobre a correta abertura, instrução e julgamento dos diversos tipos de processos internos

Prof. Daniel Barral: Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU). Já atuou como Secretário de Coordenação de Transportes na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria de Governo da Presidência da República; Atuou como chefe de divisão e responsável pela consultoria e assessoramento jurídico pela Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira.
R$ 3.890,00
investimento
Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 21 horas
Duração: 3 dias
Horário: 08h30 às 16h30

LOCAIS E
TURMAS
RECIFE, PE: 23, 24 e 25 de abril de 2025
HOTEL TRANSAMERICA PRESTIGE BEACH CLASS BOA VIAGEM
Av. Boa Viagem, 420 - Boa Viagem - Recife, PE - 51011-000
Telefone: (81) 3039-9000
FORTALEZA, CE: 22, 23 e 24 de outubro de 2025
HOTEL BEIRA MAR
Av. Beira Mar, 3130 - Meireles, Fortaleza - CE, CEP 60165-120
Telefone: (85) 4009-2000
SOBRE
O CURSO
Este curso tem por objetivo uniformizar os procedimentos relacionados à instrução de processos internos da administração pública, bem como a sua elaboração e o fluxo interno adequado. Espera-se que, ao término do curso, os servidores capacitados estejam aptos a realizar toda a parte operacional desde a elaboração de um processo, passando pelo seu encaminhamento aos mais diversos setores, bem como realizando seu acompanhamento, andamento e desdobramentos dentro de sua instituição.

PÚBLICO
ALVO
Servidores e empregados públicos em geral, membros do Sistema S, que atuam na área de assessoria técnica de seus setores, gestores, coordenadores de área, assistentes administrativos, consultores e/ou assessores jurídicos, corregedores, membros de comissões de sindicância e de processo administrativo disciplinar, procuradores que atuam na análise dos procedimentos disciplinares, servidores que atuam na área da gestão de processos, membros das equipes de licitação, membros das equipos de recursos humanos, chefes de gabinete, secretários(as) executivas e demais interessados pelo tema.
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Acesse o conteúdo programático aqui:Foco da instrutoria; Como quebrar paradigmas ineficientes? O sucesso é criação da ousadia. Como atingir tal patamar? Como ousar na Administração Pública? O mapeamento do processo de gestão e os reflexos na catalogação, padronização e desfazimento de bens; As leis de licitações vigentes e os aspectos de descrição e padronização do bem; Gestão de recursos patrimoniais; Administração de Materiais e respectivos ciclos; Gerenciamento dos estoques e dos equipamentos; Reflexos de gestão oriundo da Padronização e Catalogação de Bens – maximização e otimização de recursos, controles e logística de distribuição; Saneamento e enriquecimento do cadastro de materiais e serviços; Governança do cadastro de materiais e serviços; Categorização de materiais e compras; Controle de Estoque, suas classificações, inspeções, procedimentos de recebimento e aceitação e movimentação; Conceitos de identificação e racionalização do estoque, o que ocasiona sua redução; Diagnóstico de armazenamento; O método PEPS na Administração Pública; Padronização, Normatização e Normalização ; Padrão de Descrição de Material – o que é e como aplicar? Federal Supply Classification - o que é e como aplicar? Criticidade do material, Qualidade e os Princípios do KAIZEN ; Metodologia de Análise e Solução dos Problemas; Governança do Cadastro de Materiais; Critérios de classificação de materiais; Gerenciamento dos cadastros, Identificação de Material e regras de caracterização; Catalogação de Materiais; Processo de catalogação; Identificação, Especificação, Codificação e Cadastramento; Responsabilidades e procedimentos operacionais, Saneamento e sincronização de catálogos; Centro de distribuição de materiais – tipos, objetivos, facilidades; Estudos de casos e consultoria técnica aos participantes; Roteiro prático; Exemplos de catalogação e padronização já aplicada no Serviço Público Federal.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

FORMAS DE
PAGAMENTO
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
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Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
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Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
CNPJ: 35.963.479/0001-46
AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643
POLÍTICA DE
REALIZAÇÃO DOS CURSOS
A realização desta turma está vinculada à obtenção de um quórum mínimo de participantes inscritos, pré-requisito necessário para a confirmação do curso.
Pedimos a gentileza para que o participante aguarde o contato da ESAFI quando o número mínimo de alunos for atingido, sobretudo quando o curso for presencial, para que sejam iniciados a partir desta confirmação os procedimentos de translado até o curso, principalmente a aquisição de passagens aéreas.