APRESENTAÇÃO
A Esafi – Escola de Administração e Treinamento, há 34 anos capacitando servidores públicos, colaboradores de estatais e do Sistema “S”, tem o orgulho de anunciar a 20ª edição do Encontro Nacional de Secretariado e Gestão de Pessoas na Administração Pública.
Neste ano especial, celebramos duas décadas de compromisso com o desenvolvimento dos profissionais que garantem o funcionamento eficiente das rotinas administrativas. Secretários e gestores de pessoas desempenham um papel fundamental na organização, comunicação e bem-estar dos servidores, tornando essencial a constante capacitação e atualização.
O tema central desta edição – Eficiência, Inovação e Protagonismo na Gestão Pública – reforça a importância do equilíbrio entre técnica e bem-estar no ambiente de trabalho. Abordaremos estratégias baseadas em evidências para aumentar a satisfação profissional, impulsionar a produtividade e aprimorar a criatividade no setor público.
Convidamos todos os profissionais da área a participarem deste encontro único para troca de experiências, aprendizado e fortalecimento de redes de apoio, contribuindo para um setor público mais eficiente, humano e inovador.
24 a 26 de setembro de 2025
Blumenau, SC
Horário
08h30 às 17h*
Carga horária
20 horas (3 dias)
Valor ex participante
R$ 4.190,00
1º lote até 30.05.2025
R$ 4.390,00
2º lote até 31.07.2025
R$ 4.590,00
3º lote - até o fim das inscrições
R$ 4.790,00
Incluso: Certificado de conclusão, kit do aluno, coffee-break e almoço (todos os dias) e jantar de integração.

PALESTRANTES
CONFIRMADOS
Pierre Cunha de Almeida

Diretor Executivo da Esafi, Graduado em Engenharia Elétrica e Jornalismo. Com mais de 30 anos na Esafi, tem papel fundamental na coordenação de capacitações nacionais, garantindo que os programas atendam às necessidades do setor público
PARA QUEM ESTA
CAPACITAÇÃO É INDICADA
O evento é voltado para profissionais que atuam no secretariado, gestão de pessoas e áreas correlatas na administração pública, incluindo secretárias(os) executivos, recepcionistas, servidores em funções de secretariado, chefes de secretaria, assessores, assistentes, assistentes de gabinete, agentes administrativos, supervisores e gerentes de setor, chefes de gabinete, equipes / técnicos administrativos que atuam na área de recursos humanos (departamento de pessoal, remuneração e benefícios, SCDP e recrutamento e seleção) e gestão de pessoas, profissionais dos setores de capacitação e qualidade de vida (QV), comunicação, cerimonial, além de diretores de escola, pedagogos, coordenadores, secretárias(os) escolares, professores, encarregados e demais áreas afins.
O evento também recebe membros da administração pública, empresas estatais e do Sistema “S”, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento profissional em um ambiente colaborativo e inovador.
PROGRAMAÇÃO
23 DE SETEMBRO DE 2025 (TERÇA-FEIRA)
16h00
Credenciamento antecipado opcional (até às 18h00)
24 DE SETEMBRO DE 2025 (QUARTA-FEIRA)
07h15
Início do credenciamento oficial - retirado do Kit Participante
08h30
Abertura dos portões do Auditório Central
09h00
Abertura oficial do Evento
09h30
Palestra de Abertura: A Humanização no ambiente de trabalho Secretarial e Gestão de Pessoas: O poder da escuta e como podemos evitar os vícios violentos de linguagem. Sua linguagem está construindo ou destruindo relações no trabalho?
10h30
Coffee break
11h00
Palestra: A Redação correta e profissional de Documentos Oficiais físicos e digitais nas áreas Secretarial e Gestão de Pessoas: Do Ofício ao WhatsApp com clareza e objetividade. Padrões e Estratégias para a escrita.
12h30
Intervalo para almoço
14h00
Palestra: Como a Inteligência Artificial está transformando as atividades das áreas de secretariado e de gestão de pessoas: Demonstrações das principais IA’s que vão redefinir o seu dia a dia no trabalho.
15h30
Palestra: A mudança não é mais uma opção: As novas competências, Habilidades e Atitudes imprescindíveis ao novo profissional de Secretariado e Gestão de Pessoas – Como lidar com o novo e implementá-lo no ritmo atual dos tempos?
19h30
Jantar especial de integração
25 DE SETEMBRO DE 2025 (QUINTA-FEIRA)
09h00
Abertura dos portões do Auditório Central
09h30
Palestra: As inovações que estão redefinindo as rotinas no RH, Gestão de Pessoas e Secretariado nas instituições – O novo modelo digital de realização de tarefas diárias
10h30
Coffee break
11h00
Palestra: A Segurança no ambiente de trabalho começa com consciência: Prevenção ao Assédio na Administração Pública - Como Identificar, Prevenir e Agir.
12h30
Intervalo para almoço
14h00
Programação Cultural - Roteiro de Integração
26 DE SETEMBRO DE 2025 (SEXTA-FEIRA)
09h00
Abertura dos portões do Auditório Central
09h30
Palestra: A liberdade na atuação dos profissionais Secretariado e da Gestão de Pessoas no ambiente de trabalho: sabendo lidar com os limites de sua Instituição.
10h30
Coffee break
11h00
Palestra: Mais Saúde, melhor entrega: Como a Administração Pública está transformando a Produtividade, a Alta Performance e a Qualidade de Vida nas áreas de Secretariado e Gestão de Pessoas.
13h00
Almoço de Encerramento - Até breve!
15h30
Entrega dos certificados de participação
* Esta Programação está sujeita a alterações
LOCAL E
HOSPEDAGEM
BLUMENAU, SC
Quality Hotel Blumenau
Localizado na Rua Herman Huscher, 670, o Quality Hotel Blumenau - SC se destaca com sua arquitetura única e imponente. O hotel oferece uma estrutura impecável, ideal tanto para viajantes a lazer quanto a negócios.
CONTATO:
Reservas: +55 (47) 3514-3587
Reservas: reservas.qbnu@ahi.com.br
Rua Hermann Huscher, 670 - Vila Formosa
Para garantir a tarifa especial, clique no botão abaixo. Você será direcionado para a página exclusiva do hotel, que já aplica automaticamente o desconto de 20% sobre a tarifa vigente




FORMAS DE
PAGAMENTO
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
Av. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643
CNPJ: 35.963.479/0001-46
Inscrição Municipal: 038.206-7
Ainda tem dúvidas?
CONFIRA COMO FORAM
AS ÚLTIMAS EDIÇÕES