APRESENTAÇÃO
A Esafi – Escola de Administração e Treinamento, há 34 anos capacitando servidores públicos, colaboradores de estatais e do Sistema “S”, tem o orgulho de anunciar a 20ª edição do Encontro Nacional de Secretariado e Gestão de Pessoas na Administração Pública.
Neste ano especial, celebramos duas décadas de compromisso com o desenvolvimento dos profissionais que garantem o funcionamento eficiente das rotinas administrativas. Secretários e gestores de pessoas desempenham um papel fundamental na organização, comunicação e bem-estar dos servidores, tornando essencial a constante capacitação e atualização.
O tema central desta edição – Eficiência, Inovação e Protagonismo na Gestão Pública – reforça a importância do equilíbrio entre técnica e bem-estar no ambiente de trabalho. Abordaremos estratégias baseadas em evidências para aumentar a satisfação profissional, impulsionar a produtividade e aprimorar a criatividade no setor público.
Convidamos todos os profissionais da área a participarem deste encontro único para troca de experiências, aprendizado e fortalecimento de redes de apoio, contribuindo para um setor público mais eficiente, humano e inovador.
24 a 26 de setembro de 2025
Blumenau, SC
Horário
08h30 às 17h*
Carga horária
20 horas (3 dias)
Valor ex participante
R$ 4.190,00
1º lote até 30.05.2025
R$ 4.390,00
2º lote até 31.07.2025
R$ 4.590,00
3º lote - até o fim das inscrições
R$ 4.790,00
Incluso: Certificado de conclusão, kit do aluno, coffee-break e almoço (todos os dias) e jantar de integração.

PALESTRANTES
CONFIRMADOS
Alexandre Coimbra

Psicólogo, mestre pela PUC-Chile, terapeuta, escritor best-seller, colunista e podcaster. Fundador do Grupo Terapêutico de Homens e ex-psicólogo do Encontro com Fátima Bernardes. Atua em mídia e empresas. Autor de quatro livros best seller.
Cláudio Thebas

Educador, escritor e palhaço. Fundador do Laboratório de Escuta, autor do livro "Amigos do Peito" e coautor de “O Palhaço e o Psicanalista”Já impactou mais de 500 mil pessoas com palestras sobre empatia, convivência e escuta ativa.
Flavia da Veiga

Uma das maiores especialistas em Ciência da Felicidade no Brasil, coautora do livro Mulheres do Espírito Santo e embaixadora do Movimento Capitalismo Consciente. compartilha seu conhecimento em palestras nacionais e internacionais como a TEDx.
Ligia Zotini

Futurista, fundadora do Voicers, 3xTEDx speaker. Autora do livro "Futuro(s)". Com 25 anos na Educação e 20 na Tecnologia, é mestre pela PUC/SP, atuou na Índia e EUA. Promove experiências sobre Novos Humanos, Tecnologias e Futuros Saudáveis.
Pierre Almeida

Diretor Executivo da Esafi, Graduado em Engenharia Elétrica e Jornalismo. Com mais de 30 anos de Esafi, tem papel fundamental na coordenação de capacitações nacionais, garantindo que os programas atendam às necessidades do setor público.
Tati Braga

Mestre em Sociologia Política, foi âncora da TV Gazeta (Globo/ES) por 15 anos. Pesquisadora em comunicação, é especialista em oratória, CNV, neurociência e storytelling. Hoje lidera a Tatiane Braga Comunicação, focada no desenvolvimento humano.
PARA QUEM ESTA
CAPACITAÇÃO É INDICADA
O evento é voltado para profissionais que atuam no secretariado, gestão de pessoas e áreas correlatas na administração pública, incluindo secretárias(os) executivos, recepcionistas, servidores em funções de secretariado, chefes de secretaria, assessores, assistentes, assistentes de gabinete, agentes administrativos, supervisores e gerentes de setor, chefes de gabinete, equipes / técnicos administrativos que atuam na área de recursos humanos (departamento de pessoal, remuneração e benefícios, SCDP e recrutamento e seleção) e gestão de pessoas, profissionais dos setores de capacitação e qualidade de vida (QV), comunicação, cerimonial, além de diretores de escola, pedagogos, coordenadores, secretárias(os) escolares, professores, encarregados e demais áreas afins.
O evento também recebe membros da administração pública, empresas estatais e do Sistema “S”, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento profissional em um ambiente colaborativo e inovador.
PROGRAMAÇÃO
23 DE SETEMBRO DE 2025 (TERÇA-FEIRA)
16h00
Credenciamento antecipado opcional (até às 18h00)
24 DE SETEMBRO DE 2025 (QUARTA-FEIRA)
07h15
Início do credenciamento oficial - retirado do Kit Participante
08h30
Abertura dos portões do Auditório Central
09h00
Abertura oficial do Evento
09h30
Palestra de Abertura: A Humanização no ambiente de trabalho Secretarial e Gestão de Pessoas: O poder da escuta e como podemos evitar os vícios violentos de linguagem. Sua linguagem está construindo ou destruindo relações no trabalho?; com Cláudio Thebas.
10h30
Coffee break
11h00
Gestão de Emoções e Controle do Estresse para atuação nas funções de Secretariado e Gestão de Pessoas visando um Ambiente Saudável na Instituição, com Flávia da Veiga.
12h30
Intervalo para almoço
14h00
Palestra: mudança não é mais uma opção: As novas competências, Habilidades e Atitudes imprescindíveis ao novo profissional de Secretariado e Gestão de Pessoas – Como lidar com o novo e implementá-lo no ritmo atual dos tempos?
Palestra: Respirar, Escutar, Comunicar: ferramentas valiosas que passam pelo desenvolvimento da inteligência emocional, da empatia e da oratória. Novos hábitos que levam a melhores relações no trabalho e à melhor qualidade de vida, com Tati Braga.
15h30
19h30
Jantar especial de integração
25 DE SETEMBRO DE 2025 (QUINTA-FEIRA)
09h00
Abertura dos portões do Auditório Central
09h30
Palestra: As inovações que estão redefinindo as rotinas no RH, Gestão de Pessoas e Secretariado nas instituições – O novo modelo digital de realização de tarefas diárias; com Ligia Zotini.
10h30
Coffee break
11h00
Palestra: ChatGPT na prática: A correta Redação profissional de Documentos Oficiais físicos e digitais nas áreas Secretarial e Gestão de Pessoas: Do Ofício ao WhatsApp com clareza e objetividade com o uso da IA.
12h30
Intervalo para almoço
14h00
Programação Cultural - Roteiro de Integração
26 DE SETEMBRO DE 2025 (SEXTA-FEIRA)
09h00
Abertura dos portões do Auditório Central
09h30
Palestra: A liberdade na atuação dos profissionais Secretariado e da Gestão de Pessoas no ambiente de trabalho: sabendo lidar com os limites de sua Instituição.
10h30
Coffee break
11h00
Palestra: Mais Saúde, melhor entrega: Como a Administração Pública está transformando a Produtividade, a Alta Performance e a Qualidade de Vida nas áreas de Secretariado e Gestão de Pessoas; com Alexandre Coimbra.
13h00
Almoço de Encerramento - Até breve!
15h30
Entrega dos certificados de participação
* Esta Programação está sujeita a alterações
LOCAL E
HOSPEDAGEM
BLUMENAU, SC
Quality Hotel Blumenau
Localizado na Rua Herman Huscher, 670, o Quality Hotel Blumenau - SC se destaca com sua arquitetura única e imponente. O hotel oferece uma estrutura impecável, ideal tanto para viajantes a lazer quanto a negócios.
CONTATO:
Reservas: +55 (47) 3514-3587
Reservas: reservas.qbnu@ahi.com.br
Rua Hermann Huscher, 670 - Vila Formosa
Para garantir a tarifa especial, clique no botão abaixo. Você será direcionado para a página exclusiva do hotel, que já aplica automaticamente o desconto de 20% sobre a tarifa vigente.
CÓDIGO DE TARIFA (após clicar no botão abaixo): esafi



AEROPORTO
MAIS PRÓXIMO
AEROPORTO DE NAVEGANTES, SC
55 Km de Blumenau | 50 minutos de carro
O aeroporto mais próximo da cidade de Blumenau é o aeroporto de Navegantes que fica a cerca de 55 km do Hotel. O trajeto dura em torno de 50 minutos e o preço médio do Uber até o Hotel Quality Blumenau é de R$ 115,00.

FORMAS DE
PAGAMENTO
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
Av. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643
CNPJ: 35.963.479/0001-46
Inscrição Municipal: 038.206-7
Ainda tem dúvidas?
CONFIRA COMO FORAM
AS ÚLTIMAS EDIÇÕES