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Licitações e Contratos para entidades do Sistema S

Transforme sua atuação nas licitações e contratos executados por entidades do Sistema S!

13 a 15 de agosto de 2025

Fortaleza, CE

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Prof. Victor Almeida: |Advogado e assessor da Presidência da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece). Mestrando em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). MBA em Saneamento pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Licitação e Contratações Públicas pelo Centro Educacional Renato Saraiva. Especialista em Direito e Processos Tributários pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro de conselhos em entidades públicas e estatais. Professor e palestrante na área de contratações públicas.

R$ 3.890,00

investimento

Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 21 horas
Duração: 3 dias
Horário: 08h30 às 16h30

Fortaleza

LOCAIS E
TURMAS

Mais datas

FORTALEZA, CE: 13, 14 e 15 de agosto de 2025

HOTEL BEIRA MAR

Av. Beira Mar, 3130 - Meireles - Fortaleza, CE - 60165-120

Telefone: (85) 4009-2000

SOBRE
O CURSO

O novo cenário das contratações no âmbito das entidades do Sistema S representa uma ruptura consciente com o paradigma publicista herdado da Lei nº 8.666/93 e consagrado parcialmente nos antigos regulamentos. Os novos estatutos partem do reconhecimento de que as entidades do Sistema S, embora utilizem recursos de natureza parafiscal, não integram a Administração Pública direta ou indireta, e, por isso, demandam um modelo de contratação mais flexível, moderno e alinhado à lógica da gestão privada.

 

Este curso tem por objetivo capacitar profissionais que atuam nas contratações e gestão de contratos das entidades do Sistema S, com base nos princípios da governança, integridade, eficiência e economicidade, oferecendo uma abordagem prática e estratégica sobre o novo regulamento.

 

A partir de uma análise detalhada dos fundamentos jurídicos, das inovações normativas e das melhores práticas, o curso abordará os mecanismos de contratação com e sem disputa, os modos de julgamento, a gestão contratual orientada à performance, além da estruturação de processos decisórios mais dinâmicos e menos burocráticos, sempre com ênfase no atingimento do resultado institucional.

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PÚBLICO
ALVO

Profissionais do Sistema S que atuam nos setores de compras, licitações, contratos, controle interno e jurídico; Gerentes e supervisores envolvidos com contratações e aquisições; Membros de comissões e equipes técnicas de seleção de propostas; Consultores jurídicos, auditores, fornecedores e profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos no regime especial das entidades do Sistema S.

  • Acesse o conteúdo programático aqui:
    Foco da instrutoria; Como quebrar paradigmas ineficientes? O sucesso é criação da ousadia. Como atingir tal patamar? Como ousar na Administração Pública? O mapeamento do processo de gestão e os reflexos na catalogação, padronização e desfazimento de bens; As leis de licitações vigentes e os aspectos de descrição e padronização do bem; Gestão de recursos patrimoniais; Administração de Materiais e respectivos ciclos; Gerenciamento dos estoques e dos equipamentos; Reflexos de gestão oriundo da Padronização e Catalogação de Bens – maximização e otimização de recursos, controles e logística de distribuição; Saneamento e enriquecimento do cadastro de materiais e serviços; Governança do cadastro de materiais e serviços; Categorização de materiais e compras; Controle de Estoque, suas classificações, inspeções, procedimentos de recebimento e aceitação e movimentação; Conceitos de identificação e racionalização do estoque, o que ocasiona sua redução; Diagnóstico de armazenamento; O método PEPS na Administração Pública; Padronização, Normatização e Normalização ; Padrão de Descrição de Material – o que é e como aplicar? Federal Supply Classification - o que é e como aplicar? Criticidade do material, Qualidade e os Princípios do KAIZEN ; Metodologia de Análise e Solução dos Problemas; Governança do Cadastro de Materiais; Critérios de classificação de materiais; Gerenciamento dos cadastros, Identificação de Material e regras de caracterização; Catalogação de Materiais; Processo de catalogação; Identificação, Especificação, Codificação e Cadastramento; Responsabilidades e procedimentos operacionais, Saneamento e sincronização de catálogos; Centro de distribuição de materiais – tipos, objetivos, facilidades; Estudos de casos e consultoria técnica aos participantes; Roteiro prático; Exemplos de catalogação e padronização já aplicada no Serviço Público Federal.

CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

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FORMAS DE
PAGAMENTO

O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
         
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
         
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)

Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146

Dados para emissão de nota de empenho:

Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda

CNPJ: 35.963.479/0001-46

AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643

POLÍTICA DE
REALIZAÇÃO DOS CURSOS

A realização desta turma está vinculada à obtenção de um quórum mínimo de participantes inscritos, pré-requisito necessário para a confirmação do curso.

 

Pedimos a gentileza para que o participante aguarde o contato da ESAFI quando o número mínimo de alunos for atingido, sobretudo quando o curso for presencial, para que sejam iniciados a partir desta confirmação os procedimentos de translado até o curso, principalmente a aquisição de passagens aéreas.

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