
PDGO - Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento para Gestores da Alta Administração e Ordenadores de Despesa
Visão sistêmica, integrada e gerencial: Orçamento, Finanças, Execução da Despesa, Aquisições, Contratações, Estoque, Patrimônio, Gestão de Contratos, incluindo a responsabilização prevista na nova Lei de Licitações (14.133)

Prof. Daniel Barral: Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU). Já atuou como Secretário de Coordenação de Transportes na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria de Governo da Presidência da República; Atuou como chefe de divisão e responsável pela consultoria e assessoramento jurídico pela Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira.
R$ 3.890,00
investimento
Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 21 horas
Duração: 3 dias
Horário: 08h30 às 16h30

SOBRE
O CURSO
Este programa foi concebido para proporcionar aos participantes uma visão sistêmica, integrada e gerencial dos principais pilares da Administração Pública. O programa aborda aspectos essenciais relacionados à gestão orçamentária, financeira, contábil, patrimonial, de aquisições e contratações, além de questões ligadas à liderança e ao processo decisório na Administração.
Diante da constante evolução normativa e da necessidade de aperfeiçoamento contínuo dos gestores públicos, o curso inclui uma análise aprofundada da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos), da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e de outras normativas recentes. Além disso, contempla o estudo detalhado do processo de execução orçamentária, abordando a atuação estratégica do Ordenador de Despesas no contexto da gestão pública.
A capacitação busca não apenas fortalecer a tomada de decisões estratégicas, assegurando conformidade legal e eficiência na execução das funções administrativas, mas também proporcionar uma visão clara sobre o papel do Ordenador de Despesas em diversas frentes da administração pública.
Essa abordagem abrangente permite que os participantes desenvolvam uma visão estratégica e integrada da administração pública, capacitando-os para uma atuação mais segura, responsável e alinhada às boas práticas de gestão.

PÚBLICO
ALVO
O PDGO - Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento para Gestores da Alta Administração e Ordenadores de Despesa é direcionado a profissionais que atuam na gestão pública e que desejam aprimorar suas competências estratégicas, gerenciais e operacionais. O curso é especialmente recomendado para:
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Ordenadores de Despesa que necessitam aprofundar o conhecimento sobre suas responsabilidades e o impacto das decisões na administração dos recursos públicos.
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Gestores da Alta Administração Pública, como secretários, diretores, coordenadores e chefes de departamento, que buscam uma visão sistêmica e integrada da gestão governamental.
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Servidores públicos que atuam nas áreas de orçamento, finanças, contabilidade, patrimônio, contratações e gestão de contratos, interessados em fortalecer suas habilidades e garantir conformidade com a legislação vigente.
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Controladores internos e auditores que desejam aprofundar seu conhecimento sobre governança, controle e responsabilidade na execução orçamentária e financeira.
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Profissionais de assessoria e consultoria pública, responsáveis pelo suporte técnico à alta administração e pelo acompanhamento de processos administrativos estratégicos.
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Líderes e gestores públicos que buscam aprimorar suas competências em liderança, tomada de decisão e accountability na administração pública.
Com um enfoque prático e atualizado, o curso prepara os participantes para uma atuação mais segura, eficiente e alinhada às exigências normativas e às boas práticas da gestão pública moderna.
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Acesse o conteúdo programático aqui:Foco da instrutoria; Como quebrar paradigmas ineficientes? O sucesso é criação da ousadia. Como atingir tal patamar? Como ousar na Administração Pública? O mapeamento do processo de gestão e os reflexos na catalogação, padronização e desfazimento de bens; As leis de licitações vigentes e os aspectos de descrição e padronização do bem; Gestão de recursos patrimoniais; Administração de Materiais e respectivos ciclos; Gerenciamento dos estoques e dos equipamentos; Reflexos de gestão oriundo da Padronização e Catalogação de Bens – maximização e otimização de recursos, controles e logística de distribuição; Saneamento e enriquecimento do cadastro de materiais e serviços; Governança do cadastro de materiais e serviços; Categorização de materiais e compras; Controle de Estoque, suas classificações, inspeções, procedimentos de recebimento e aceitação e movimentação; Conceitos de identificação e racionalização do estoque, o que ocasiona sua redução; Diagnóstico de armazenamento; O método PEPS na Administração Pública; Padronização, Normatização e Normalização ; Padrão de Descrição de Material – o que é e como aplicar? Federal Supply Classification - o que é e como aplicar? Criticidade do material, Qualidade e os Princípios do KAIZEN ; Metodologia de Análise e Solução dos Problemas; Governança do Cadastro de Materiais; Critérios de classificação de materiais; Gerenciamento dos cadastros, Identificação de Material e regras de caracterização; Catalogação de Materiais; Processo de catalogação; Identificação, Especificação, Codificação e Cadastramento; Responsabilidades e procedimentos operacionais, Saneamento e sincronização de catálogos; Centro de distribuição de materiais – tipos, objetivos, facilidades; Estudos de casos e consultoria técnica aos participantes; Roteiro prático; Exemplos de catalogação e padronização já aplicada no Serviço Público Federal.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

FORMAS DE
PAGAMENTO
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
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Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
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Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
CNPJ: 35.963.479/0001-46
AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643
POLÍTICA DE
REALIZAÇÃO DOS CURSOS
A realização desta turma está vinculada à obtenção de um quórum mínimo de participantes inscritos, pré-requisito necessário para a confirmação do curso.
Pedimos a gentileza para que o participante aguarde o contato da ESAFI quando o número mínimo de alunos for atingido, sobretudo quando o curso for presencial, para que sejam iniciados a partir desta confirmação os procedimentos de translado até o curso, principalmente a aquisição de passagens aéreas.