
Completo de Gestão de Documentos Físicos e Digitais na Administração Pública de acordo com a LGPD
Princípios e Diretrizes - ABNT NBR ISO 15.489:2018 e Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GED): Fundamentos, Requisitos e Implementação - ISO 16.175:2011
Próxima turma
25, 26, e 27 de março de 2026
João Pessoa, PB

Prof.ª Rosângela Cunha: Atuou como Assessora Especial da Casa Civil do Governo do Estado do RJ, onde coordenou o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Capitã de Mar-e-Guerra (RRM1) da Marinha do Brasil; Atuou como Chefe do Departamento de Arquivos da Marinha do Brasil de 1987 até 2008, onde desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão de Documentos da Marinha; desenvolveu o sistema para levantamento da produção documental e coordenou a elaboração do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para os documentos referentes às atividades-fim do Ministério da Defesa. Participou da equipe de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos - SIGDEM, do protótipo até a versão atual (SIGDEM 2.0); e coordenou o Programa de Preservação Digital da Marinha.
R$ 4.290,00
investimento
Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 21 horas
Duração: 3 dias
Horário: 08h30 às 16h30

LOCAIS E
TURMAS
INSCRIÇÕES PARA TURMAS 2026:
Gestão de Documentos Públicos, incluindo a LGPD
com a Professora Rosângela Cunha
-
25 a 27 de março de 2026 - João Pessoa (PB)
-
01 a 03 de julho de 2026 - Foz do Iguaçu (PR)
-
25 a 27 de novembro de 2026 - Recife (PE)
Carga horária 21 horas
Investimento: R$ 4.290,00
SOBRE
O CURSO
O curso de Gestão de Documentos Públicos foi desenvolvido para capacitar e treinar os alunos, por meio de exercícios práticos, a entender como a Gestão de Documentos de Arquivo poderá contribuir com os objetivos estratégicos de qualquer organização, incluindo, ainda, a abordagem a recente Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD.
O objetivo deste curso é fornecer apoio prático a todos quantos pretendam promover a integração de arquivos em sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos. Para tanto, além da ISO 16.175:2011 nos baseamos também no Modelo de Requisito para Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – E-ARQ, no Modelo de Requisitos para Gestão de Arquivos Eletrônicos (MOREQ2), e num largo conjunto de normas, manuais, orientações técnicas e outras publicações produzidos por organismos como o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), US Department of Defense (DOD), Consultative Committee for Space Data Systems, Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), entre outros.

PÚBLICO
ALVO
Este curso é direcionado para os servidores públicos que trabalham em órgãos da administração pública, empresas públicas e privadas como um todo, em virtude deste assunto ser de vital importância a essas instituições. Deverão participar, de maneira mais específica, servidores que atuem nas áreas jurídica, gestão de pessoas, ouvidoria, Compliance, nos setores de gestão de documentos, de tecnologia, no setor de processos e demais servidores designados a operar nas funções de agentes de tratamento de dados. Gestores e servidores responsáveis pelo Planejamento Estratégico de Gestão de Documentos e Informações e de Tecnologia da Informação.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

FORMAS DE
PAGAMENTO
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
-
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
-
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
CNPJ: 35.963.479/0001-46
AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643
POLÍTICA DE
REALIZAÇÃO DOS CURSOS
A realização desta turma está vinculada à obtenção de um quórum mínimo de participantes inscritos, pré-requisito necessário para a confirmação do curso.
Pedimos a gentileza para que o participante aguarde o contato da ESAFI quando o número mínimo de alunos for atingido, sobretudo quando o curso for presencial, para que sejam iniciados a partir desta confirmação os procedimentos de translado até o curso, principalmente a aquisição de passagens aéreas.
