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Completo sobre Licitações e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia

Procedimento Licitatório, Definição do escopo da contratação de obras, Contratação integrada e semi-integrada e Gestão e Fiscalização dos Contratos

PRÓXIMA TURMA

04 a 06 de dezembro de 2024

FORTALEZA, CE

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Prof. Andre Kuhn: Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo IBEC/ICEC (International Cost Engineering Council). É um dos maiores especialistas do Brasil no tema licitação de obras públicas. Mestre em Engenharia Civil. Atuou como Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal; Foi Diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT; Foi Presidente do Conselho de Administração da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias; Atou como Diretor Presidente da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias atuando diretamente na contratação e gerenciamento de grandes obras de engenharia. Autor dos livros: "Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica"; "Contratos de Obras Públicas – Uma Visão Gerencial" e coautor do livro “Lei das Estatais Comentada – Lei 13.303/16".

R$ 3.590,00

investimento

Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 21 horas
Duração: 3 dias
Horário: 08h30 às 16h30

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LOCAIS E
TURMAS

FORTALEZA, CE - 04, 05 e 06 de dezembro de 2024

SOBRE
O CURSO

A boa gestão contratual de obras públicas começa pela elaboração do projeto básico, passando pela preparação dos documentos editalícios e, após a assinatura do contrato, continua com uma fiscalização eficiente. A falta de conhecimentos técnicos, jurídicos e gerenciais leva a decisões inadequadas no processo licitatório e na fiscalização de contratos, como alguns fiscais de contrato que aceitam pleitos indevidamente, ficando sujeitos a responsabilização por danos causados à Administração Pública Direta e às Estatais, ou se omitindo em decisões de sua responsabilidade.

 

A abordagem do curso visa passar aos profissionais que atuam no processo de licitação e contratação de obras e serviços de engenharia, ferramentas e métodos para realizar um bom processo licitatório e, consequentemente, uma fiscalização eficiente, apresentando também soluções práticas para análise de pleitos contratuais em situações recorrentes, tais como reequilíbrio econômico-financeiro, dilação de prazos de execução, acréscimos de administração local, acréscimos de serviços por erro de quantitativos e recursos de aplicação de penalidades.

Com uma abordagem prática, baseada em estudos de casos, o curso visa preparar, de forma definitiva, profissionais e servidores para atuar nas licitações e nas contratações de obras e serviços de engenharia. Em especial, buscando atender os seguintes objetivos específicos:

  • Situar os participantes quanto as principais novidades no tema OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA decorrentes da edição da nova Lei de Licitações e Contratos e as diferenças quando adotada a Lei das Estatais (caso haja participantes em sala de aula);

  • Discutir temas polêmicos envolvendo a licitação, contratação, fiscalização e controle de obras públicas, contextualizando diferenças e semelhanças entre a Lei 8.666/93 e a nova Lei de Licitações e Contratos e a Lei das Estatais (quando for o caso), em alinhamento com a doutrina, jurisprudência e interpretação dos órgãos de controle;

  • Apresentar ferramentas para a solução dos problemas que rodeiam a licitação, contratação, fiscalização e controle de obras públicas;

  • Sanear as principais dúvidas dos participantes em temas afetos a licitação, contratação, fiscalização e controle de obras públicas, em especial as contratações integrada e semi-integrada.

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PÚBLICO
ALVO

A capacitação é destinada a servidores e empregados públicos que atuam direta ou indiretamente na execução dos contratos administrativos; Integrantes de comissões de licitação; Profissionais que atuam na elaboração de editais e documentos afins; Servidores integrantes do gerenciamento de contratos; membros de comissão de apuração para fins de aplicação de sanções; gestores de contratos; fiscais de contratos; ordenadores de despesa; assessoria jurídica; auditoria; controle interno; Agentes públicos em geral; Profissionais do sistema CONFEA/CREA e CAUBR/CAUS; Procuradores; Auditores; Servidores integrantes do controle interno e de Tribunais de Contas; Agentes envolvidos no planejamento e processamento de documentos técnicos, administrativos e jurídicos. Outros que necessitem conhecer as melhores práticas para combater irregularidades nas licitações e contratações públicas.

  • Acesse o conteúdo programático aqui:
    Foco da instrutoria; Como quebrar paradigmas ineficientes? O sucesso é criação da ousadia. Como atingir tal patamar? Como ousar na Administração Pública? O mapeamento do processo de gestão e os reflexos na catalogação, padronização e desfazimento de bens; As leis de licitações vigentes e os aspectos de descrição e padronização do bem; Gestão de recursos patrimoniais; Administração de Materiais e respectivos ciclos; Gerenciamento dos estoques e dos equipamentos; Reflexos de gestão oriundo da Padronização e Catalogação de Bens – maximização e otimização de recursos, controles e logística de distribuição; Saneamento e enriquecimento do cadastro de materiais e serviços; Governança do cadastro de materiais e serviços; Categorização de materiais e compras; Controle de Estoque, suas classificações, inspeções, procedimentos de recebimento e aceitação e movimentação; Conceitos de identificação e racionalização do estoque, o que ocasiona sua redução; Diagnóstico de armazenamento; O método PEPS na Administração Pública; Padronização, Normatização e Normalização ; Padrão de Descrição de Material – o que é e como aplicar? Federal Supply Classification - o que é e como aplicar? Criticidade do material, Qualidade e os Princípios do KAIZEN ; Metodologia de Análise e Solução dos Problemas; Governança do Cadastro de Materiais; Critérios de classificação de materiais; Gerenciamento dos cadastros, Identificação de Material e regras de caracterização; Catalogação de Materiais; Processo de catalogação; Identificação, Especificação, Codificação e Cadastramento; Responsabilidades e procedimentos operacionais, Saneamento e sincronização de catálogos; Centro de distribuição de materiais – tipos, objetivos, facilidades; Estudos de casos e consultoria técnica aos participantes; Roteiro prático; Exemplos de catalogação e padronização já aplicada no Serviço Público Federal.

CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

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FORMAS DE
PAGAMENTO

O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
          Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1

         Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)

Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146

Dados para emissão de nota de empenho:

Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda

CNPJ: 35.963.479/0001-46

AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643

POLÍTICA DE
REALIZAÇÃO DOS CURSOS

A realização desta turma está vinculada à obtenção de um quórum mínimo de participantes inscritos, pré-requisito necessário para a confirmação do curso.

 

Pedimos a gentileza para que o participante aguarde o contato da ESAFI quando o número mínimo de alunos for atingido, sobretudo quando o curso for presencial, para que sejam iniciados a partir desta confirmação os procedimentos de translado até o curso, principalmente a aquisição de passagens aéreas.

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