
Mediação de Conflitos e Legislação aplicada na Administração Pública
O processo de Mediação (técnicas e ferramentas essenciais), Mediação e Comunicação Não Violenta (CNV) na Prática
Próxima turma CONFIRMADA
01, 02 e 03 de dezembro de 2025
Fortaleza (CE)

Prof. Dr. Ademar Bernardes Pereira Junior
Doutor em Educação, Mestre em Políticas Sociais, especialista em Direito Público e Língua Portuguesa, com graduações em Letras e Direito. Professor de Direito no IFSP e Coordenador do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos, atua na promoção de práticas restaurativas e cultura de paz. Foi Corregedor e Diretor de Apoio Legislativo e Correcional do IFSP, implantando medidas inovadoras como a adoção de Termos de Ajustamento de Conduta. Idealizador do Núcleo Permanente de Gestão e Solução de Conflitos Administrativos, é reconhecido pela experiência em mediação e Comunicação Não Violenta (CNV), com guias práticos de referência para instituições públicas.
R$ 3.890,00
investimento turmas 2025
Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 21 horas
Duração: 3 dias
Horário: 08h30 às 16h30

LOCAIS E
TURMAS
INSCRIÇÕES PARA TURMAS 2026 :
Mediação de Conflitos e Comunicação Estratégica
com o Professor Ademar Pereira Junior
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25 a 27 de março de 2026 - São Paulo (SP)
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19 a 21 de agosto de 2026 - Recife (PE)
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25 a 27 de novembro de 2026 - João Pessoa (PB)
Carga horária 21 horas
Investimento: R$ 4.290,00
SOBRE
O CURSO
A Administração Pública enfrenta crescente demanda por soluções ágeis e eficazes para conflitos, reduzindo custos e a judicialização excessiva. Nesse cenário, a mediação surge como ferramenta estratégica de gestão, prevenção e resolução, fortalecida por um arcabouço legal robusto.
O curso capacita servidores e gestores a aplicar técnicas práticas de mediação e Comunicação Não Violenta (CNV), promovendo diálogo, eficiência administrativa e melhoria do clima organizacional. Além de abordar benefícios como prevenção do assédio e da discriminação, redução de litígios e fortalecimento da confiança institucional, o curso destaca a legislação vigente (Lei nº 13.140/2015, Decreto nº 12.091/2024 – Rede Resolve e Decreto nº 12.122/2024).
A metodologia inclui aulas interativas, dinâmicas, simulações e estudos de caso, incentivando a troca de experiências e a construção de soluções colaborativas no setor público.

PÚBLICO
ALVO
Servidores públicos das três esferas de governo, dos poderes executivo, legislativo e judiciário, que atuam em Corregedorias, Câmaras ou Núcleos de mediação de conflitos, Recursos Humanos, Licitações e Contratos, Finanças Públicas, Ouvidorias, Gerentes, Coordenadores e técnicos de setores. Servidores que tem interesse em adquirir competências em gestão de conflitos e em compreender o papel da mediação no contexto da Administração Pública. Na área da educação pública, Coordenadores de cursos e equipes apoio pedagógico.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

FORMAS DE
PAGAMENTO
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
-
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
-
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
CNPJ: 35.963.479/0001-46
AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643
POLÍTICA DE
REALIZAÇÃO DOS CURSOS
A realização desta turma está vinculada à obtenção de um quórum mínimo de participantes inscritos, pré-requisito necessário para a confirmação do curso.
Pedimos a gentileza para que o participante aguarde o contato da ESAFI quando o número mínimo de alunos for atingido, sobretudo quando o curso for presencial, para que sejam iniciados a partir desta confirmação os procedimentos de translado até o curso, principalmente a aquisição de passagens aéreas.
