Oficina para elaboração do Documento de Formalização de Demanda (DFD), Estudo Técnico Premilimar (ETP) e Termo de Referência (TR)
Ferramentas essenciais para planejamento e contratação eficiente no setor público."
Prof.ª Lucimara Coimbra: Com mais de 25 anos de experiência como Advogada e Procuradora na área pública, é especialista em Direito Administrativo, com foco em Licitações e Contratos. Possui Mestrado em Planejamento Público e Governança. Como Chefe do Núcleo de Licitações, Contratos e Convênios na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, teve a oportunidade de liderar equipes e coordenar processos complexos. Além disso, como Coordenadora Executiva, atuou em diversas áreas do setor público, sempre com destaque na área de licitações e contratos.
R$ 3.890,00
investimento
Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 21 horas
Duração: 3 dias
Horário: 08h30 às 16h30
LOCAIS E
TURMAS
SOBRE
O CURSO
O curso aborda as definições e finalidades do DFD, ETP e TR, destacando o papel da área requisitante, da área técnica e da Equipe Permanente de Planejamento das Contratações. Os participantes serão orientados, passo a passo, na elaboração desses documentos, com foco em aspectos essenciais como:
-
Descrição da demanda, justificativas e alinhamento estratégico;
-
Estimativas de quantidades e valores, levantamento de mercado e análise de soluções;
-
Mapeamento, análise e mitigação de riscos, incluindo a construção de matrizes de alocação de riscos.
Com atividades práticas e casos simulados, a oficina visa capacitar os participantes a produzir documentos claros, completos e em conformidade com a legislação, garantindo maior eficiência e segurança nas contratações públicas.
PÚBLICO
ALVO
Servidores e gestores públicos que atuam em órgãos da administração direta e indireta, responsáveis pelo planejamento, requisição e contratação de bens e serviços. Membros da área requisitante e área técnica, incluindo engenheiros, arquitetos, analistas de compras e outros profissionais envolvidos na especificação de demandas e elaboração de estudos técnicos. Integrantes da Equipe Permanente de Planejamento das Contratações, que coordenam ou participam dos processos de planejamento das aquisições. Profissionais das áreas de licitações e contratos, que necessitam compreender e aplicar corretamente os documentos que embasam as contratações públicas. Consultores e assessores especializados em gestão pública, interessados em aprimorar suas práticas e orientar equipes no cumprimento da legislação e diretrizes estratégicas.
O curso é ideal para quem busca consolidar conhecimentos e habilidades práticas na produção de documentos essenciais para contratações públicas, com foco na eficiência, transparência e conformidade legal.
-
Acesse o conteúdo programático aqui:Foco da instrutoria; Como quebrar paradigmas ineficientes? O sucesso é criação da ousadia. Como atingir tal patamar? Como ousar na Administração Pública? O mapeamento do processo de gestão e os reflexos na catalogação, padronização e desfazimento de bens; As leis de licitações vigentes e os aspectos de descrição e padronização do bem; Gestão de recursos patrimoniais; Administração de Materiais e respectivos ciclos; Gerenciamento dos estoques e dos equipamentos; Reflexos de gestão oriundo da Padronização e Catalogação de Bens – maximização e otimização de recursos, controles e logística de distribuição; Saneamento e enriquecimento do cadastro de materiais e serviços; Governança do cadastro de materiais e serviços; Categorização de materiais e compras; Controle de Estoque, suas classificações, inspeções, procedimentos de recebimento e aceitação e movimentação; Conceitos de identificação e racionalização do estoque, o que ocasiona sua redução; Diagnóstico de armazenamento; O método PEPS na Administração Pública; Padronização, Normatização e Normalização ; Padrão de Descrição de Material – o que é e como aplicar? Federal Supply Classification - o que é e como aplicar? Criticidade do material, Qualidade e os Princípios do KAIZEN ; Metodologia de Análise e Solução dos Problemas; Governança do Cadastro de Materiais; Critérios de classificação de materiais; Gerenciamento dos cadastros, Identificação de Material e regras de caracterização; Catalogação de Materiais; Processo de catalogação; Identificação, Especificação, Codificação e Cadastramento; Responsabilidades e procedimentos operacionais, Saneamento e sincronização de catálogos; Centro de distribuição de materiais – tipos, objetivos, facilidades; Estudos de casos e consultoria técnica aos participantes; Roteiro prático; Exemplos de catalogação e padronização já aplicada no Serviço Público Federal.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
FORMAS DE
PAGAMENTO
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Caso prefira, faça um PIX para 35963479000146
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
CNPJ: 35.963.479/0001-46
AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643
POLÍTICA DE
REALIZAÇÃO DOS CURSOS
A realização desta turma está vinculada à obtenção de um quórum mínimo de participantes inscritos, pré-requisito necessário para a confirmação do curso.
Pedimos a gentileza para que o participante aguarde o contato da ESAFI quando o número mínimo de alunos for atingido, sobretudo quando o curso for presencial, para que sejam iniciados a partir desta confirmação os procedimentos de translado até o curso, principalmente a aquisição de passagens aéreas.